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O PROJETO ENCONTRO DE SABERES COMO PERSPECTIVA PLURIEPISTÊMICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DO TURISMO

Diêgo Alves Cordeiro

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RESUMO

 

O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetiva investigar a formação do profissional de turismo que vivencia um novo diálogo de ampliação epistemológica na universidade, proposta pelo projeto Encontro de Saberes (ES), fruto de uma conjuntura político-acadêmica de fomento científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), alinhando o estudante de turismo às possibilidades pluriepistêmicas dos diversos saberes tradicionais e populares presentes no território brasileiro e hispano-americano, de populações que sistematicamente são oprimidas pela lógica hegemônica do conhecimento eurocêntrico adotado pela educação superior no país. O desenvolvimento do seguinte trabalho se deu através da pesquisa e revisão bibliográfica que, em um primeiro momento, versou sobre as questões da colonialidade e modernidade e os reflexos desses aspectos na construção da universidade no Brasil. Na sequência foi feito uma investigação dos aspectos da formação e atuação do profissional do turismo, abordando os desafios do ensino considerando os cenários transdisciplinares e pluriepistêmicos. A pesquisa também buscou compreender como ocorreu o estabelecimento institucional do projeto Encontro de Saberes na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e, analisou as possíveis confluências entre a proposta do projeto ES e os princípios expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Turismo. À luz desses levantamentos buscamos compreender, interpretar e aprofundar questionamentos sobre como essa dinâmica transversal do projeto ES oferece contribuições como, novas formas de se pensar o desenvolvimento da atividade turística.

 

Palavras chave: Encontro de Saberes; Pluriepistemologias; Transdisciplinaridade; Formação do profissional em Turismo; Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Turismo.