• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Curso de Graduação em Engenharia Florestal


O curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), criado em 2002, é autorizado pelo MEC (Portaria MEC Nº 1.301 de 04 de julho 2001) e reconhecido pela SESU/MEC (Portaria nº531 de 25/08/2006).  Em 2011, o curso obteve renovação de reconhecimento por meio da Portaria SERES/MEC nº 274 de 20/07/2011 e em 2015, Portaria SERES/MEC nº 1.098 de 24/12/2015.

Oferecido na cidade de Diamantina, o principal objetivo deste curso de graduação em grau de bacharelado que funciona em regime semestral, no turno integral, com 25 vagas semestrais, é preparar profissionais para trabalhar com a Produção Florestal que envolve todo o processo de análise, mensuração e avaliação de ecossistemas florestais no contexto de florestas nativas e plantadas para aplicação do manejo florestal sustentado.

Os Engenheiros Florestais são os profissionais que encontram um caminho seguro para a exploração dos recursos naturais. Esse profissional tem a capacidade de agir em um ambiente natural em todos os seus aspectos: biológico, físico, químico, econômico e social. O resultado é que a utilização da natureza dá-se de forma sustentável e continuada, de modo a garantir a existência dos recursos para as gerações futuras. Elaboram projetos que procuram ser ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis. Os interessados na graduação também precisam ter a mente aberta, engenhosa e criativa.

Perfil do profissional

O Curso de Graduação em Engenharia Florestal almeja um profissional com formação generalista, tecnicamente competente, crítico, criativo e humanizado, que encontre sempre uma resposta em consonância com sua responsabilidade diante do mundo, com adequada base científica para utilizar recursos da Engenharia na solução de problemas florestais, em reflorestamentos e florestas nativas, de forma sustentável, com visão principal em gestão, planejamento e ordenamento de recursos florestais.

As atribuições desse profissional são divididas nos seguintes campos de atuação:

- Geociências Aplicadas: Uso e Aplicações da Topografia e da Cartografia; Sensoriamento   Remoto, Georreferenciamento; Planejamento   Urbano   e Regional no âmbito da Engenharia   Florestal; e Cadastro Técnico de Imóveis Rurais para Fins Florestais.

- Agrologia, Dasologia e Fitologia: Ecossistemas das Florestas Nativas, de Biomas e de Reflorestamentos; Gênese, Classificação,   Física,   Uso,   Manejo   e   Conservação   dos   Solos;   Métodos   Silviculturais, Crescimento, Manejo e Produção Florestal; Uso de Fertilizantes, Corretivos e Inoculantes;  Nutrição  de  Plantas,  Processos  de  Cultivo,  Manejo  e  Condução  de  Florestas; Fitotecnia com ênfase em sistemas agrossilvipastoris, Microbiologia, Fitopatologia, Fitossanidade e Controle Biológico; e Dendrologia.

- Engenharia e Tecnologias Florestais: Tecnologia da Madeira, Estruturas de Madeira, Construções Rurais, Edificações e Instalações para Fins Florestais; Hidrologia Aplicada ao Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas; Recursos Energéticos Florestais, Fontes e Conservação de Energia de Recursos Naturais Renováveis; Tecnologia   de Ambientação e Manejo de Plantas e da Fauna Silvestres; Viveiros Florestais, Reflorestamento, Formação, Manejo, Proteção, Utilização e Colheita de Florestas; Sistemas e Métodos de Arborização. Fitofisionomia Paisagística Urbana, Rural e Ambiental; Biotecnologia, Melhoramento Florestal, Silvimetria, Fitometria, Inventário Florestal, Colheita, Estoque e Transporte de Produtos Florestais; Produtos Madeiráveis e Não-Madeiráveis Oriundos das Florestas.

- Meio Ambiente: Avaliação de Impactos Ambientais em Florestas, Manejo e Recuperação de Ecossistemas Degradados; Sistemas e Métodos de Manejo, Gestão, Avaliação, Monitoramento, Proteção, Mitigação, Manutenção, Recuperação, Aproveitamento Racional, Recuperação e Preservação de Florestas; Biossegurança; Fiscalização dos Sistemas de Produção e dos Produtos Florestais, Certificação Florestal; Zoneamento e Viabilização Socioambiental.

- Socioeconomia Florestal: Política e Legislação Florestal; Inventários, Licenciamentos   e Outorgas, relativos a Meios Florestais; Planejamento de Empreendimentos Florestais, Gestão   de   Empreendimentos    e   Programas   Florestais, Administração Agroflorestal Industrial; Socioeconomia e Mercado Florestal, Economia Florestal, Comercialização e Marketing de Produtos e Subprodutos Florestais.

Mercado de trabalho

O Engenheiro Florestal graduado na UFVJM está habilitado para exercer com competência diferentes cargos em empresas florestais, instituições de planejamento, pesquisa, ensino e extensão, sejam públicas ou privadas, bem como gerenciar seu próprio empreendimento. Os profissionais estão atuando nas áreas de produção e também de conservação florestal.

Última atualização em Ter, 27 de Junho de 2017 15:05