• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Bacharelado em Humanidades

 

O Bacharelado em Humanidades (BHu) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), criado em 2009, foi concebido a partir da necessidade de se pensar em uma nova Universidade pautada na interdisciplinaridade, na mobilidade acadêmica e na preservação dos valores de ensino, pesquisa e extensão.

O BHu funciona em Diamantina e tem a duração de três anos. O curso oferece uma formação geral humanística, científica e artística-cultural, voltada para um perfil de profissional com conhecimento sólido no campo do saber e com várias habilidades. São oferecidas disciplinas durante os 4 primeiros semestres de várias áreas de conhecimento para que o aluno possa, ao final do 4º período, escolher a área de concentração que irá cursar ao longo do 3º ano.

Ao término do 3º ano, o Bacharel em Humanidades poderá continuar sua formação acadêmica nos cursos de Licenciaturas (Geografia, História, Letras/Espanhol, Letras/Inglês e Pedagogia).

Perfil do profissional

O objetivo do BHu é formar pessoas comprometidas com a ética e a qualidade, que saibam trabalhar de forma autônoma e coletiva, com habilidades interpessoais, desenvoltura no uso das tecnologias da informação e da comunicação, e na busca do processamento e análise da informação procedente de fontes diversas. Os egressos deverão ter uma formação generalista com sólida base na formação do pensamento crítico, com boa capacidade de comunicação oral e escrita, de abstração, análise e síntese, fundamentais para a investigação e para o aprendizado e atualização permanentes.

Mercado de trabalho

O profissional poderá atuar nos recursos humanos junto ao serviço público, empresas privadas ou ONGs, em assessorias ou coordenação de projetos. O curso abre as portas para os que querem continuar sua formação nas licenciaturas de Letras Inglês ou Espanhol, Geografia, História ou Pedagogia.

alt

 

O curso Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades deixou de ter entrada de alunos a partir do semestre 2019/01.

 

Ensino Remoto Emergencial - Semestre Extemporâneo 2020/5

Disciplinas ofertadas pelo Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades / Bacharelado em Ciências Humanas (BHu/BCH) durante o período de Ensino Remoto Emergencial - Semestre Extemporâneo 2020/5:

  1. Tópicos Especiais IV - BHU093
    • Docentes responsáveis: Adna, Aline, André, Atanásio, Josélia e Lilian
  2. Seminários do Vale -  BHU199
    • Docentes responsáveis: Adna, Aline, André, Atanásio, Josélia e Lilian
  3. Políticas Educacionais - LIC100
    • Docente responsável: Davidson
  4. Política e Estado Brasileiro - BHU107
    • Docentes responsáveis: Adriana, Beni e Davidson
  5. Métodos Qualitativos - BCH 157
    • Docente responsável: Yuri
  6. Governança Pública e Democracia-  BCH067
    • Docente responsável: Beni
  7. TCC -  BHU800
    • Docentes responsáveis: Davidson e Lílian

 

Última atualização em Qua, 04 de Novembro de 2020 08:46