• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Curso de Graduação em Química

O curso noturno de graduação em Química, da UFVJM, modalidade licenciatura, tem o objetivo de possibilitar ao licenciando a aquisição de conhecimentos sistematizados do pensamento químico, dos processos sócio-educacionais e pedagógicos. Desenvolvendo habilidades específicas para atuar de forma crítica e reflexiva na Educação Básica ou para prosseguir em cursos de pós-graduação, nível de especialização, mestrado e doutorado. Pretende-se, ainda, possibilitar a formação de profissionais articulados com os problemas atuais da sociedade e aptos a responder aos seus anseios com a indispensável competência e qualidade.

Perfil do profissional

O egresso do curso de Química-licenciatura deverá ser um profissional com uma visão abrangente do papel do educador no desenvolvimento de uma consciência cidadã, como condição para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Demonstrando uma visão crítica dos problemas educacionais brasileiros e capacidade de propor soluções adequadas. O profissional da Química deve ainda, ser capaz de utilizar, de forma responsável, o conhecimento químico e pedagógico adquirido e suas implicações no meio ambiente e sociedade, respeitando o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos.

Mercado de trabalho

Considerando o perfil pretendido e de acordo com as competências e habilidades a serem desenvolvidas, o estudante egresso, do curso de graduação em Química-licenciatura, é capacitado para atuação como professor da Educação Básica. Além de estar preparado para a elaboração/condução de projetos e métodos relacionados à área, o que possibilitará a sua atuação em atividades técnicas e/ou em pesquisas científicas em Educação, em Química ou ambas a áreas, particularmente na inter-relação entre estas. Conforme o Conselho Regional de Química (CRQ), o profissional licenciado pode, ainda, exercer várias atividades relacionadas ao bacharel, como a responsabilidade técnica em indústrias e laboratórios.

 

Acesse aqui o site do Departamento de Química

Última atualização em Qui, 10 de Agosto de 2017 14:49