• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Curso de Graduação em Odontologia

O curso de Odontologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), o primeiro curso de graduação da instituição, foi fundado em 1954. Funciona em Diamantina e se propõe a formar profissionais com competência para aplicar princípios científicos, técnicos e éticos na solução de problemas de saúde bucal da população em geral, não se limitando à prática curativa, mas dedicando-se especialmente ao diagnóstico, à promoção e manutenção da saúde bucal através de aplicação de medidas preventivas.

Perfil do Profissional

O graduado se tornará apto a conciliar aspectos humanísticos e éticos em consonância com o seu preparo técnico-científico; atender às necessidades dos vários segmentos da sociedade, prestando assistência baseada nas condições sistêmicas do paciente e na faixa etária, utilizando abordagem pedagógica em todos os níveis de prevenção e no diagnóstico e tratamento das diversas patologias buco-dentais; desenvolver pesquisas sobre doença e saúde bucal; propor planos alternativos de tratamento; planejar, administrar e atuar em serviços de saúde, públicos e privados; trabalhar em equipes multiprofissionais.

Mercado de Trabalho

O cirurgião dentista poderá atuar em todos os níveis de atenção à saúde com ênfase na promoção da saúde, prevenção de agravos, reabilitação e manutenção da saúde bucal, promovendo a melhoria da qualidade de vida por meio da assistência odontológica à população, em caráter individual e coletivo.

 

Para conhecer um pouco mais sobre a Odontologia na UFVJM e os dados do curso acesse o Catálogo de Cursos UFVJM neste link.