Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)

Qui, 14 de Maio de 2020 14:10

Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira.

O exame é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

Como é a prova?

O Celpe-Bras avalia o desempenho do participante no uso da língua portuguesa em atividades que integram a compreensão oral, a leitura, a produção oral e a produção escrita. O exame é composto por duas partes:
a) parte escrita: composta por quatro tarefas com duração de até três horas.
b) parte oral: composta por uma conversa de 20 minutos com um avaliador-interlocutor, na presença de um avaliador-observador, que não interfere na conversa.

Como é a prontuação do Celpe-Brás?

NÍVEL

FAIXA DE PONTUAÇÃO

Sem Certificação

0,00 a 1,99

Intermediário

2,00 a 2,75

Intermediário superior

2,76 a 3,50

Avançado

3,51 a 4,25

Avançado superior

4,26 a 5,00

O que significa cada nível do Celpe-Bras?

Intermediário – conferido ao examinando que evidencia um domínio operacional parcial da língua portuguesa, demonstrando ser capaz de compreender e produzir textos orais e escritos sobre assuntos limitados, em contextos conhecidos e situações do cotidiano, podendo apresentar inadequações e interferências da língua materna e/ou de outra(s) língua(s) estrangeira(s) mais frequentes em situações desconhecidas, não suficientes, entretanto, para comprometer a comunicação.

Intermediário superior – conferido ao examinando que preenche as características descritas no nível intermediário, mas com inadequações e interferências da língua materna na pronúncia e na escrita menos frequentes do que naquele nível.

Avançado – conferido ao examinando que evidencia um domínio operacional amplo da língua portuguesa, demonstrando ser capaz de compreender e produzir, de forma fluente, textos orais e escritos sobre assuntos variados em contextos conhecidos e desconhecidos, podendo apresentar inadequações ocasionais principalmente em contextos desconhecidos, não suficientes, entretanto, para comprometer a comunicação.

Avançado superior – conferido ao examinando que preenche todos os requisitos do nível avançado, mas com inadequações na produção escrita e oral menos frequentes do que naquele nível.

IMPORTANTE: Dados e informações produzidos pelo participante, ao realizar o exame, farão parte do banco de dados do Inep, podendo ser utilizados para pesquisa, com prévia autorização da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb), o que assegura o anonimato do participante. A autorização para uso desse banco é fundamental para o desenvolvimento de estudos e pesquisas que contribuem para o aprimoramento do Celpe-Bras e seguem um rígido protocolo para garantir a proteção aos dados individuais. As informações pessoais, educacionais, socioeconômicas e os resultados individuais no exame somente poderão ser divulgados mediante a autorização expressa do participante.

Como fazer o exame?

Há 126 postos aplicadores credenciados no Brasil e no exterior, no entanto, apenas os postos que abriram vagas para a edição podem ser selecionados no sistema. A lista com todos os locais onde realizar o Exame está no edital. A relação dos credenciados também pode ser consultada em: Postos Aplicadores Brasil e Postos Aplicadores Exterior.

ATENÇÃO: Escolha bem o posto aplicador onde fará o exame, pois não é permitido se inscrever em um local e realizar a prova em outro.

Qual a validade do Celpe-Brás?

As instituições e os órgãos governamentais determinam o uso dos resultados e se haverá prazo de validade para o Celpe-Bras. O Inep tem a responsabilidade de promover a realização do exame com qualidade.

Quanto custa o Celpe-Brás?

A taxa de inscrição tem um valor máximo definido pelo Inep e varia de acordo com cada posto. Entre em contato com o posto de sua preferência para maiores informações.

ATENÇÃO: A taxa de inscrição cobrada pelos postos não pode ultrapassar os valores definidos em edital.

• Postos no Brasil: R$ 200,00 (duzentos reais).

• Postos no exterior: US$ 100,00 (cem dólares americanos).

Valores da edição 2019