facebook twitter

Com o objetivo de promover melhorias no sistema de saúde e nos cuidados com a saúde de populações vulneráveis no Brasil, por meio da pesquisa científica, tecnológica e de inovação, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e o Medical Research Council (MRC), no contexto do Fundo Newton, lançaram a Chamada Pública MRC-Confap Call for Health Systems Research Networks.

A Chamada busca fomentar parcerias entre pesquisadores de instituições do Reino Unido e do Brasil. Participam, do lado brasileiro, especificamente, os Estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina, São Paulo, Paraíba, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal – cujas FAPs aderiram ao edital.

São esperadas propostas que gerem impactos positivos na melhoria do sistema de saúde, sobretudo nas evidências que influenciem tomadores de decisão nas políticas públicas e práticas ligadas à saúde pública. Os projetos também devem sugerir intervenções baseadas nas evidências de pesquisa tanto em nível local, quanto nacional, de modo a orientar o caminho para a adoção de novas rotinas nos cuidados com as populações carentes. São reconhecidas, ainda, as necessidades de colaborações interdisciplinares, com contribuições das ciências sociais, da biomedicina e outras disciplinas para os desafios complexos relacionados ao crescimento do sistema de saúde.

Cada projeto deve ser estruturado em uma rede que envolva áreas interdisciplinares e pesquisadores de, no mínimo, duas FAPs que aderiram ao edital (máximo quatro FAPs) e de um parceiro no Reino Unido. Os proponentes deverão elaborar uma única proposta na qual estarão definidos os Investigadores Principais (Principal Investigator – PI) de cada parte envolvida.

As propostas deverão ser elaboradas, em inglês, de acordo com o documento MRC-Confap guidance for applicants e submetidos, juntos aos formulários de custos, até o dia 26 de setembro de 2017. Deverão ser submetidas duas cópias da proposta – uma para o MRC e uma para o Confap. A submissão no sistema do Confap (https://sigconfap.ledes.net/) será aceita até as 13 horas, do horário de Brasília, e será realizada apenas por um dos PI brasileiros, definido em comum acordo pelos participantes. Os proponentes britânicos deverão submeter a proposta até as 16 horas (BST), do dia 26 de setembro, no Je-S System.

Acesse a documentação aqui.

Mais informações para o s proponentes brasileiros (exceto do Estado de São Paulo): Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: http://confap.org.br/news/confap-e-medical-research-council-uk-lancam-chamada-para-pesquisa-em-saude-publica/

 

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil têm até o dia 15 de setembro para se inscreverem no Euraxess Science Slam Brazil, um dos maiores concursos de comunicação científica do mundo, que vai premiar o vencedor com uma viagem para a Europa com direito a visita a um dos centros avançados de pesquisa sediados no bloco. Podem participar estudantes de mestrado e doutorado, mestres, doutores e pós-doutores, pesquisadores e professores universitários, de todas as áreas do conhecimento.

Para participar, o candidato deverá inscrever sua ideia de apresentação – em vídeo ou pelo Skype – no site do concurso (scienceslambrasil.com). Serão aceitas as 100 primeiras inscrições no site, que passarão por uma comissão de avaliadores, e das quais serão escolhidas cinco propostas que vão participar da final, no Rio de Janeiro (RJ). Os finalistas também passarão por um workshop de comunicação científica, no Rio de Janeiro, com as despesas pagas pela Euraxess, como atividade preparatória para a apresentação final.

A final será realizada no dia 25 de outubro, no Consulado da Itália, no Rio de Janeiro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Na ocasião, os participantes selecionados farão uma apresentação de até seis minutos, ao vivo, para uma audiência variada e para um júri especialista, formado por pesquisadores e especialistas em comunicação científica, que, em conjunto, definirão o grande campeão da edição 2017.

5º Euraxess Science Slam Brazil – Concurso de Comunicação Científica

Inscrições: até 15 de setembro (limitadas aos 100 primeiros inscritos)

Final: 25 de outubro, no Consulado da Itália, no Rio de Janeiro (RJ)

Mais informações: scienceslambrasil.com

Dúvidas: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Material de apoio: http://bit.ly/ScienceSlam2017_PressKit

 

A DRI informa que estão abertas as inscrições, para o programa de bolsas de estudo destinado a estudantes brasileiros já graduados. As oportunidades abrangem três modalidades acadêmicas:

 

  • Doutorado: Candidatos interessados em cursar doutorado em uma universidade suíça com duração máxima de 3 anos;
  • Pós-Doutorado: Pesquisadores que já possuem um doutorado, que desejam conduzir uma pesquisa de pós-doutorado em uma universidade suíça com duração máxima de 12 meses;
  • Pesquisa: Candidatos já inscritos em programas nacionais de doutorado, ou médicos que cursam especialização, que estejam interessados em fazer pesquisa em uma universidade suíça com duração máxima de 12 meses.

 

Não haverá bolsas para graduação e mestrado.

Os critérios de elegibilidade e mais informações sobre a chamada para o ano letivo de 2018-2019 estão classificados por países e disponíveis para consulta na página de internet da Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros (FCS) por meio do seguinte link: https://www.sbfi.admin.ch/sbfi/en/home/topics/swiss-education-area/scholarships-and-grants/swiss-government-excellence-scholarships-for-foreign-scholars-an.html.

A Embaixada da Suíça ressalta que encontrar um(a) pesquisador(a), professor(a), programa de pós-graduação e/ou uma universidade suíça é de inteira responsabilidade dos interessados.

Todos os interessados que atendam aos requisitos de admissão conforme o tipo de programa escolhido, favor solicitar, a partir de 01.08.2017, diretamente na Embaixada da Suíça no Brasil os documentos de candidatura, por meio do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Os documentos de candidatura devem ser impressos e preenchidos para serem devolvidos em três vias à Embaixada até a data limite, juntamente com os documentos requeridos.

Data limite para entrega dos dossiês de candidatura: 31.10.2017 (será considerada a data de postagem).

Endereço para envio:

Embaixada da Suíça
“Bolsa de Estudo”
SES Av. das Nações, Quadra 811, Lote 41
70448-900 Brasília DF

Maiores informações sobre oportunidades de estudo ou pesquisa nas diversas instituições suíças podem ser encontradas nos seguintes sites:

http://www.swissuniversities.ch/en/

http://www.studyinginswitzerland.ch/

http://www.proff.ch/search.hierarchy.school.do?lCode=en

 

A DRI informa que está aberto o prazo de candidatura para a Edição 2018 do Programa BE_a_DOC: Brazil-Europe Doctoral and Research. Nesta edição, candidatos brasileiros podem concorrer a vagas de doutorado sanduíche e de período de pesquisa nas 16 universidades europeias pertencentes ao Coimbra Group europeu que aderiram ao programa.

De acordo com o Edital BE_a_DOC 2018 (disponível no link abaixo), o Programa não oferece bolsas de auxílio financeiro aos candidatos. Contudo, as universidades de origem e de destino podem optar em conceder benefícios e apoios aos candidatos. Tais informações constam de cada oferta.

Para consultar as ofertas, acesse: www.beadoc.org.

Prazo para candidatura: de 20 de julho a 15 de setembro de 2017.

Após essa data, o GCUB e o Coimbra Group realizarão a validação das candidaturas e o encaminhamento dos dossiês às universidades de destino. As mobilidades devem ocorrer no período de fevereiro de 2018 a janeiro de 2019.

 

 

A Diretoria de Relações Internacionais e o Núcleo de Línguas realiza a palestra “Dos sertões para as fronteiras: possíveis travessias translíngues, transculturais e descoloniais no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa Adicional em contexto transfronteiriço", na próxima terça-feira, 25 de julho, às 19h00, sala 107 novo pavilhão de aulas (em frente ao prédio da Reitoria), Campus JK, Diamantina.

A palestra será ministrada pelo professor Henrique Rodrigues Leroy (UNILA).

O evento é gratuito. Participe!

Cartaz

 


Página 1 de 100