A Diretoria de Relações Internacionais informa que no dia 17 de julho (terça-feira ), às 16 horas, ocorrerá a palestra sobre a criação de um PartnerCampus na UFVJM, no Auditório da Reitoria no campus JK.

O PartnerCampus é um projeto do Partners of the Americas e tem como objetivo a formação de um grupo de jovens para promoção do voluntariado, intercâmbio cultural e desenvolvimento de projetos para criação de um hemisfério interconectado que maximize o potencial econômico e social e aproveite toda a diversidade das Américas.

Entre alguns dos benefícios do programa, estão:

  • Oportunidades de pesquisa e networking;
  • Intercâmbio internacional, estágio e oportunidades de aprendizagem
  • Desenvolvimento de habilidades profissionais em liderança, como falar em público, gestão e língua estrangeira;
  • Apoio e financiamento a projetos e muito mais!

Se interessou por essa iniciativa? Então participe e conheça mais sobre o projeto!

 

A EURAXESS Brazil e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP informam que estão abertas oportunidades oferecidas às instituições e aos pesquisadores brasileiros, no contexto da chamada para Bolsas Individuais (Individual Fellowships - IF) das Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA). EURAXESS Brazil é uma iniciativa da Comissão Europeia com o objetivo de promover a mobilidade internacional de pesquisadores.

EURAXESS Brazil é uma iniciativa da Comissão Europeia com o objetivo de promover a mobilidade internacional de pesquisadores. Entre outras atividades, realizam a promoção e a divulgação dos fomentos da Comissão Europeia para esta mobilidade. O CONFAP foi indicado como Ponto de Contato Nacional (NCP) para o Brasil, no contexto do programa da Comissão Europeia, Horizonte 2020, Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA), voltado para o fomento da mobilidade de pesquisadores de excelência, em nível internacional, por meio de intercâmbios com a União Europeia.

Por emio dessa iniciativa, há a possibilidade de trazer pesquisadores baseados na Europa a fim de realizar um pós-doc de até 2 anos nos laboratórios, integralmente financiados pela UE. As Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA) financiam, entre outras coisas, a mobilidade de pesquisadores experientes (pós-doc), por meio de suas Bolsas Individuais (IF). Há duas modalidades de IF:

  • Do Brasil (ou outro país) para a Europa (MSCA Individual Fellowship / European Fellowship)
  • Ou da Europa para o Brasil (MSCA Individual Fellowship / Global Fellowship).

Você encontrará um guia para os pesquisadores e instituições brasileiras explicando como podem se beneficiar em: http://bit.ly/FocusMSCA.

A chamada MSCA IF 2018 abriu no dia 12 de abril e tem seu prazo final em 12 de setembro de 2018. Mais detalhes em: http://bit.ly/MSCAIF2018.

Assim, a primeira etapa seria entrar em contato com seus parceiros na Europa. Também é possível expressar seu interesse em sediar um candidato à uma bolsa IF/GF, publicando uma hosting offer no portal EURAXESS (consulte o passo a passo em http://bit.ly/HowtoPost_HostingOffers).

 

A Diretoria de Relações Internacionais divulga a lista com a relação dos candidatos com inscrição confirmada para realizar o curso do Projeto NINFA – Núcleo de Inglês para Fins Acadêmicos. Se você preencheu o formulário mas seu nome não consta na lista, significa que você está na lista de espera.

Em função do jogo do Brasil no dia 27 de junho, as aulas terão início no dia 04 de julho e serão realizadas todas as quartas-feiras de 14h00 às 17h10 na sala 310 do Pavilhão de Aulas 2.

Aos que tiveram a inscrição confirmada mas por algum motivo não possam mais realizar o curso, pedimos que entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até as 12h00 de amanhã, 26 de junho, solicitando o cancelamento de sua inscrição, para que possamos chamar o próximo candidato da lista de espera.

 

A Diretoria de Relações Internacionais informa sobre a UK Brazil English Collaboration Call - uma chamada para financiamento de projetos conjuntos entre instituições de ensino superior brasileiras e britânicas que tem como o objetivo fomentar a pesquisa aplicada em língua inglesa. Propostas conjuntas poderão ser submetidas por universidades, faculdades ou outras instituições privadas do Reino Unido em colaboração com institutos federais e universidades, públicas e privadas, do Brasil.

O apoio financiará duas linhas de pesquisa. A primeira é direcionada a políticas para a língua inglesa como componente do processo de internacionalização de instituições de ensino superior brasileiras, alinhadas com a agenda da  “internacionalização em casa”. A segunda linha de fomento é voltada para a educação básica com o apoio a pesquisas sobre o aprimoramento do ensino e aprendizagem de inglês na rede pública brasileira – ensino fundamental e médio. Essa linha inclui temas como: desenvolvimento de currículo, formação inicial e continuada de professores, uso de tecnologias e avaliação. As propostas devem levar em conta os desafios de sustentabilidade e escalabilidade dessas iniciativas frente às dimensões do país.

Datas importantes:

Publicação do edital: 21/06/2018

Envio de propostas: 16/07 a 21/09/2018

Anúncio dos projetos selecionados: 31/10/2018

Realização dos projetos: 01/12/2018 a 01/07/2019

Dúvidas: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Para mais informações:

 

A  Diretoria de Relações Internacionais informa que estão abertas, até dia 1º de julho de 2018, as inscrições para 6 bolsas de mestrado na Universidade de Huelva (UHU) na Espanha. As bolsas incluem:

  • Cobertura de 100% das despesas anuais com mensalidades;
  • Um montante anual de € 2.000 por beneficiário, em ajuda de despesas de alojamento e de subsistência;
  • Cursos de espanhol gratuitos para alunos que não falam espanhol;

Para concorrer os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:

  • Possuir uma nota média mínima de 7 em uma escala de 10 em seus estudos de graduação;
  • Ter a qualificação correspondente para acesso aos estudos do mestrado solicitado.

Visando agilizar a apresentação e registro de candidatos à bolsa talento, recomenda-se que o procedimeento consista em remitir escaneada toda a información ao email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. com confirmação de recebimento.

Para mais informações, confira o edital aqui e confira a oferta do mestrado da UHU para o ano letivo de 2018-2019 no seguinte link.

 


Página 1 de 113