A Diretoria de Relações Internacionais convida as comunidades acadêmica e externa para a inauguração do Centro de Línguas e Cultura da UFVJM, que será realizada no dia 23 de novembro, às 14h, no Campus JK, em Diamantina.

O Centro de Línguas e Cultura tem o objetivo de promover o acesso ao ensino de línguas estrangeiras e suas respectivas culturas através da oferta de cursos de inglês e espanhol e de consolidar uma política linguística alinhada à política de internacionalização da UFVJM.

O espaço, que fica no 3º andar do Pavilhão de Aulas I, será inaugurado com a exposição A UFVJM para o Mundo, apresentando as ações de internacionalização, e com palestras que abordam a importância do aprendizado de línguas estrangeiras e as oportunidades de estudo no exterior.

Venha nos visitar e conhecer as ações de ensino de idiomas que estão sendo desenvolvidas pela UFVJM!

Confira a programação no cartaz.

 

 

 

 

O DRI informa que  a Universidade de Torino convida para as inscrições do "Programa de Professores Visitantes". O convite para o ano letivo de 2018/2019 oferece 4 cargos a professores de países da UE e não pertencentes à UE.

As candidaturas podem ser submetidas até 12 de novembro de 2018, às 11.00 horas (horário de Roma), preenchendo o procedimento online aqui.


Para mais informações , entre em contato com o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

O programa do governo do Reino Unido de incentivo à pesquisa, Fundo Newton, lançou o concurso cultural “Apaixonados Por Ciência”. Com o propósito de reconhecer a importância da pesquisa científica e para incentivar jovens talentos, esta oportunidade para universitários faz parte das ações do Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação 2018-19.

O vencedor terá a oportunidade de conhecer os finalistas do Prêmio e presenciar ao vivo a escolha do projeto vencedor do Prêmio Newton 2018, cujo objetivo é reconhecer e celebrar contribuições de pesquisas inovadoras financiadas pelo Fundo Newton para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

As inscrições vãoa té o dia 28 de outubro às 22:00 (horário de Brasília) e podem participar estudantes cursando graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado, em instituições de ensino no Brasil. O vencedor será anunciado no dia 07 de novembro, nas redes sociais @UKinBrazil.

A premiação consiste em voos e acomodação para uma viagem de dois dias a Brasília para participar da recepção do Prêmio Newton, no dia 13 de novembro, onde será anunciado o vencedor do Prêmio. Além de ir a Brasília e acompanhar a entrega do Prêmio Newton, o vencedor terá ainda o seu vídeo exibido para membros da comunidade científica e acadêmica presentes na noite da premiação.

Ficou interessado? Saiba mais AQUI.

 

A Competição de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Brasil-EUA ofertará subsídios do Fundo de Inovação de $25,000 dólares para promover oportunidades de treinamento e internacionalização em instituições de ensino. Esta competição tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Departamento de Estado dos EUA e da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil.

Quais instituições são elegíveis?

  • Instituições de Ensino Superior nos Estados Unidos (e.g., universidades, faculdades, instituições comunitárias, etc.)
  • Institutos SENAI de Inovação no Brasil
  • Instituições de ensino no Brasil (e.g., Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica, instituições estaduais, universidades privadas, etc.)
  • Centros Binacionais (BNCs) no Brasil

As propostas devem incluir uma parceria entre pelo menos uma IES nos Estados Unidos e um Instituto SENAI de Inovação no Brasil. As propostas também podem apresentar uma aliança tripartite com uma instituição de ensino pós-secundária e/ou um BNC no Brasil.

Quais os temas que minha instituição ea instituição parceira podem apresentar em nossa proposta conjunta?

As propostas devem se concentrar na criação ou expansão de programas de intercâmbio e treinamento de estudantes entre os EUA e o Brasil nas seguintes áreas disciplinas, com ênfase em suas áreas de foco:

  • Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com foco em tecnologia inteligente ou a internet das coisas (IoT);
  • Engenharia Civil, com foco em estruturas e/ou mineração;
  • Engenharia Química, como foco em materiais avançados e/ou metalurgia;
  • Engenharia Elétrica, com foco em computadores e eletrônicos;
  • Engenharia Mecânica, no que se refere à produtos inteligentes
  • Biologia, Química e Economia, no que se refere à e como se relaciona a bio-economia

Consideração especial será dada às propostas que incluírem programação para:

  • Incorporar habilidades de empreendedorismo e treinamento; e/ou
  • Promover a inclusão de mulheres em carreiras científicas.

A data limite para inscrições vai até 15 de fevereiro de 2019. Acesse AQUI para se inscrever!

 

A Diretoria de Relações Internacionais divulga o "Programa de Assistentes de Língua Portuguesa na França", que consiste em dar oportunidades a jovens universitários do mundo inteiro a oportunidade de trabalhar em instituições de ensino francesas pelo período de 7 meses, de 1° de outubro de 2019 a 30 de abril de 2020.

O objetivo geral do programa é oferecer a oportunidade a estudantes brasileiros de familiarização com a língua e a civilização francesas, levando às escolas e aos estabelecimentos franceses a autenticidade de sua língua e a riqueza de sua cultura. Por conseguinte, apenas falantes de língua materna brasileira, que estudem no Brasil, de onde são cidadãos de pleno direito, poderão ser selecionados para este programa.

Este programa está aberto a todos os estudantes brasileiros:

  • de 20 a 30 anos de idade,
  • matriculados em último ano de graduação no momento de sua candidatura,
  • caso já tenham concluído um curso superior completo, matriculados em outro curso superior (uma segunda graduação, mestrado, doutorado ou especialização),
  • matriculados numa universidade brasileira em letras, línguas estrangeiras ou qualquer outro curso,
  • com bom conhecimento da língua francesa (nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).

Os estudantes selecionados para fazerem parte do programa na França, além de realizarem um intercâmbio cultural no país francófono, irão beneficiar-se do status de funcionários temporários do Estado francês.

Para inscrição e mais informações, acesse o site do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Belo Horizonte.

 


Página 1 de 117