Sex, 26 de Abril de 2024 16:00

O Núcleo de Línguas da UFVJM informa à comunidade acadêmica que foram publicados os procedimentos relativos ao Processo Seletivo Simplificado para a seleção de estudantes para trabalhar como Tutor de Língua Espanhola e Cultura Hispânica junto à Rede Andifes IsF – Espanhol.

Podem se candidatar os estudantes da UFVJM que estejam matriculados no curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol ou no Programa de Pós-Graduação em Educação, desde que apresentem graduação em Letras Português/Espanhol ou Letras Espanhol e tenham proficiência em língua espanhola de no mínimo nível B2.

As inscrições podem ser feitas até dia 05 de maio de 2024.

Para mais informações, acesse o edital aqui.

Sex, 26 de Abril de 2024 11:44

Estão abertas, até o dia 12 de maio, as inscrições para mobilidade acadêmica internacional pelo Programa de Intercâmbio Latino-Americano (PILA). Por meio do Edital Nº 01/2024/DRI/UFVJM, a Diretoria de Relações Internacionais selecionará 05 alunos de graduação da UFVJM para realização de mobilidade em universidades da Argentina, Colômbia e México durante o 2º semestre de 2024.

Os alunos selecionados terão alimentação e hospedagem custeados pela universidade anfitriã.

O Programa PILA tem o objetivo de enriquecer a formação acadêmica, profissional e integral de estudantes e permitir que estes alcancem uma visão internacional em sua formação universitária. Também busca promover a internacionalização do ensino superior e fortalecer os laços de cooperação acadêmica entre os países da América Latina e do Caribe.

Os interessados poderão se candidatar até o dia 12 de maio de 2024 (23h59, horário de Brasília), por meio de preenchimento de formulário de inscrição online e envio da documentação exigida no edital.

Acesse o edital para mais informações sobre os critérios de elegibilidade e de seleção.

No caso de dúvidas, entre em contato com a DRI pelo telefone (38) 3532-1264.

Sex, 19 de Abril de 2024 09:49

A OBREAL está lançando seu primeiro curso online gratuito para promover intercâmbios entre a África e a América Latina. O curso inaugural, "Desvendando o Potencial da Biotecnologia na Produção de Alimentos", abordará aplicações da biotecnologia na agricultura e na indústria alimentícia.

Coordenado por Jimena Estrella (OBREAL) e Obadina Adewale (Universidade Federal de Agricultura, Abeokuta, Nigéria), o curso já encontra-se em andamento, disponível de 8 de abril a 27 de junho de 2024.

Interessados podem se inscrever no link.

Sex, 12 de Abril de 2024 10:53

O Programa CAPES/Cofecub está com inscrições abertas para envio de propostas de projeto conjunto de pesquisa entre Brasil e França. O programa visa fomentar a pesquisa e a formação de recursos humanos de alto nível por meio do intercâmbio científico e da mobilidade acadêmica entre Instituições de Ensino Superior (IES) ou de Pesquisas brasileiras e Instituições similares sediadas na França.

Os interessados têm até o dia 27 de maio de 2024 (17h00, horário de Brasília) para submeterem seus projetos. Dia 20 de maio é a data-limite para solicitação do proponente para cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira, caso esta não esteja cadastrada no Sistema de Inscrições da CAPES.

Nesta seleção, serão financiadas até 35 propostas divididas em duas chamadas. O investimento total disponível será de até R$59,3 milhões, destinados a projetos de pesquisa em qualquer área do conhecimento. Os projetos serão coordenados por pesquisadores juniores (com doutorado há no máximo 10 anos) e experientes (com mais de uma década de título). Serão financiados até 18 projetos coordenados por pesquisadores juniores e até 17 por pesquisadores experientes.

Cada projeto aprovado poderá receber financiamento de até R$1,7 milhão. Os recursos incluem um teto de R$50 mil por ano para missões de trabalho, R$10 mil para custeio e R$373,8 mil para bolsas, que poderão contemplar doutorado-sanduíche, pós-doutorado, professor-visitante júnior e sênior, com valores de mensalidades variando de €1.300 a €2.300.

Os interessados devem realizar todos os procedimentos de cadastramento e submissão de propostas pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). Este é uma oportunidade importante para fortalecer a cooperação acadêmica entre Brasil e França, financiando pesquisas de alto nível em diversas áreas do conhecimento.

Para mais informações e detalhes sobre o processo de inscrição, os interessados devem acessar o site oficial da CAPES.

Qui, 11 de Abril de 2024 11:18

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), em parceria com a Educational Testing Service (ETS), está promovendo um Workshop de Desenvolvimento de Habilidades para o TOEFL iBT como parte de seu Acordo de Cooperação. O objetivo do evento é melhorar as habilidades de leitura e audição essenciais para o teste TOEFL iBT, administrado globalmente pela ETS. Essa iniciativa demonstra o compromisso das organizações em apoiar o desenvolvimento educacional e a proficiência em idiomas entre estudantes e educadores.

Para se inscrever, acesse o formulário.

.