• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul - Edição Cabo Verde e Colômbia

Qua, 10 de Abril de 2024 11:39

O Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com a CAPES, lançou o Programa Caminhos Amefricanos, com a finalidade estimular e promover a socialização de conhecimentos, de experiências e de políticas públicas que contribuam com o combate e a superação do racismo no Brasil e da História e Cultura Africana e da Diáspora Africana, para a Educação das Relações Étnico-Raciais, viabilizando a implementação de ações de intercâmbio internacional de curta duração.

A segunda edição do programa está com inscrições abertas, e selecionará até 50 discentes e 50 docentes para intercâmbio de curta duração em Cabo Verde e Colômbia, respectivamente.

O público-alvo para o intercâmbio em Cabo Verde são discentes que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas ou quilombolas que estejam regularmente matriculadas a partir do 5º (quinto) semestre dos cursos de licenciatura de Instituições de Ensino Superior (IES) pública. Já o intercâmbio na Colômbia destina-se a docentes da educação básica de instituição educacional pública de ensino brasileira que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas ou quilombolas.

A inscrição deve ser apresentada à CAPES, até às 17h do dia 30 de abril de 2024 (horário oficial de Brasília), exclusivamente por meio do formulário de inscrição online, que está disponível em: https://inscricao.capes.gov.br, de acordo com as exigências do Edital da Chamada e dentro dos prazos estabelecidos no respectivo cronograma. Dia 23 de abril é a data-limite para solicitação do proponente para cadastramento de instituição brasileira de origem ou estrangeira de origem, caso esta não esteja cadastrada no Sistema de Inscrições da CAPES.

Mais informações estão disponíveis na página do programa, e dúvidas podem ser direcionadas ao e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .