MEXT oferece bolsas de estudo para pesquisa em universidades japonesas em 2025

Seg, 29 de Abril de 2024 09:57

O Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão está oferecendo bolsas para estudantes brasileiros realizarem pesquisa em universidades japonesas no ano de 2025, dando ainda aos interessados a oportunidade de cursar mestrado e/ou doutorado, mediante aprovação no exame de admissão da universidade japonesa.

As bolsas abrangem uma variedade de áreas de estudo, sendo elegíveis todas as áreas de estudo e pesquisas executáveis em universidades japonesas, com exceção das modalidades de entretenimento tradicional, como dança, música e artes cênicas japonesas.

Os benefícios incluem bolsa mensal, passagem de ida e volta, isenção de taxas acadêmicas, além do curso de língua japonesa nos seis primeiros meses do programa, para os bolsistas que não têm domínio do idioma.

Os requisitos principais para participar do programa são:

• Nacionalidade brasileira (excluem-se brasileiros com dupla nacionalidade japonesa);

• Nível superior completo até junho de 2025;

• Idade: até 34 anos em 1º de abril de 2025 (nascidos após 02/04/1990);

• Bom domínio da língua inglesa ou japonesa (necessário para apresentações acadêmicas e redação de trabalhos e relatórios);

• Estar apto física e mentalmente para desenvolver pesquisa em universidades japonesas;

• Disposição para aprender a língua japonesa e assistir a aulas nesse idioma;

• Disponibilidade de embarque na 1ª semana de abril, ou em setembro/outubro de 2025 (no período determinado pela universidade).

Consulte o edital para mais informações sobre outros requisitos.

Os interessados podem se inscrever de 06 a 24 de maio de 2024, enviando o formulário de inscrição e documentos necessários para o Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro (para candidatos residentes na área de sua jurisdição, o que inclui Minas Gerais).

Para acessar o edital completo, visite o site do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.