Notícias da UFVJM

Diretoria de Educação Aberta e a Distância abre seleção interna de professores

Inscrições vão até 22 de julho, no Campus do Mucuri

A Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD/ UFVJM) está com inscrições abertas para a seleção interna de professores bolsistas para disciplinas do curso de bacharelado em Administração Pública na modalidade a distância da UFVJM/UAB.

As vagas a serem disponibilizadas estão relacionadas com as disciplinas a serem ofertadas no 2º período letivo de 2019.

As inscrições serão realizadas no período de 15 a 22 de julho, das 8h30 às 11h e das 13h às 17h30, na coordenação do curso de Administração Pública, no Campus do Mucuri.

Acesse aqui o edital e faça sua inscrição.

 

UFVJM lança livro Enfrentamento à Retenção e Evasão: universidade no rumo certo

E-book foi produzido pela Pró-Reitoria de Graduação e reúne experiências do trabalho de combate à retenção e evasão na UFVJM realizado na última gestão

Buscando a melhoria do fluxo formativo do estudante dos cursos de graduação e a melhoria dos indicadores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realizou, de 2016 a 2019, um trabalho de combate a um dos maiores problemas das universidades brasileiras: retenção e evasão.

"O livro Enfrentamento à Retenção e Evasão: universidade no rumo certo é uma produção da Prograd, composta por nove capítulos, elaborado com o intuito de compartilhar e publicizar as experiências obtidas", conta a pró-reitora de Graduação, professora Leida Calegário de Oliveira, organizadora da obra.

O capítulo intitulado “Educação superior pública no Brasil: mastigar os números e desengolir conjecturas” apresenta uma análise sobre dados levantados a partir de estatísticas oficiais, mostrando que as instituições públicas brasileiras têm fundamental importância para o acesso ao ensino superior no Brasil, para a formação de qualidade e para o cumprimento da meta 12 do Plano Nacional de Educação, bem como fornecem uma gestão mais eficiente das vagas ofertadas e maiores taxas de conclusão dos cursos.

Um programa de enfrentamento à retenção e evasão implementado pela Pró-Reitoria de Graduação da UFVJM, intitulado #EmFrente, é apresentado no capítulo 2 deste livro. Os autores tecem considerações sobre as ações planejadas e executadas, apresentando ao final do capítulo, os resultados obtidos.

Dando continuidade à apresentação dos resultados obtidos com a implementação do Programa #EmFrente!, os autores do capítulo “Índices de ocupação de vagas ofertadas nos cursos de graduação da UFVJM” trazem informações quanto à melhoria da ocupação das vagas, bem como do êxito no processo de reorganização e reestruturação dos cursos de graduação em licenciatura da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da  instituição.

Outro assunto relevante, abordado no capítulo 4 desse livro, é a relação professor-estudante e o impacto dessa relação sobre os índices de retenção e evasão na vida universitária.

O capítulo intitulado “A participação ativa dos estudantes em projetos de ensino, pesquisa e extensão no enfrentamento à evasão e retenção” apresenta como a participação efetiva do aluno em projetos de tutoria, pesquisa e extensão pode contribuir para uma maior integração e identificação com a comunidade acadêmica, no enfrentamento à retenção e evasão.

Ações implementadas para identificar e contornar os altos índices de retenção e evasão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I e os resultados obtidos com esse trabalho são apresentados no capítulo intitulado “Blended learning e o aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral I: intervenções processuais presenciais e a distância”.

Já o capítulo “Estratégia para o sucesso: envolvimento de universitários com baixo rendimento acadêmico em projetos extensionistas” apresenta o impacto do envolvimento de estudantes com baixo rendimento acadêmico no desenvolvimento de projetos extensionistas, gerando melhoria do seu desempenho e também da autoestima.

O uso de aplicativos em contexto de aulas invertidas é apresentado no capítulo “Novos cenários educacionais com apps e mobile learning”, demonstrando que essa abordagem torna os estudantes mais participativos e assíduos às aulas, além de promover melhoria no desempenho acadêmico.

Outro aspecto abordado no capítulo 8 desse livro, "Biogênese: estratégias para melhorar o ensino em Genética e Citologia visando a diminuição da retenção e da evasão" é a implementação de estratégias que focam no estímulo ao próprio discente para o desenvolvimento de materiais didáticos alternativos e para a organização de grupos de estudo em uma prática colaborativa, promovendo a redução dos índices de retenção na disciplina.

Acesse o e-book no site da Prograd neste link.

Last Updated on Monday, 15 July 2019 12:12
 

Pavilhão de Aulas 2 ganha espaço de convivência

Desde a semana passada a comunidade acadêmica do Campus JK tem um novo espaço de convivência para frequentar. O hall de entrada do Pavilhão de Aulas 2, que já contava com mesa de pingue-pongue e pebolim para o lazer, ganhou mesas, cadeiras, micro-ondas e bicicletário. O espaço dará apoio principalmente no horário das refeições e também deixará o ambiente do campus mais confortável e acolhedor para todos.

Fotos: Divulgação/Proace UFVJM
Last Updated on Monday, 15 July 2019 11:57
 
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