Notícias da UFVJM

1º Ciclo de Formação Profissional do Serviço Social e Políticas Públicas no Mucuri é realizado em Teófilo Otoni

Evento acontece amanhã (22) e as inscrições vão até as 23h desta quinta

Nesta sexta-feira (22/11), será realizado, no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni, o 1º Ciclo de Formação Profissional do Serviço Social e Políticas Públicas no Vale do Mucuri. O evento tem como tema “As formas de violência do mundo ao avesso – debates sobre os transtornos mentais e questão social”. O ciclo começa às 8h30 e tem programação até as 17h, com palestra, oficinas de formação, atividade cultural, entre outras atividades. O evento é aberto para a participação de profissionais das políticas sociais do Vale do Mucuri e tem inscrição aberta até as 23h desta quinta-feira (21/11), aqui.

De acordo com o coordenador de estágio supervisionado em Serviço Social na UFVJM/Campus Mucuri, professor Diogo Prado Evangelista, o principal objetivo do evento é “articular as diversas categorias profissionais em defesa das políticas públicas no Brasil, especificamente no Vale do Mucuri”. Para o professor, “essa defesa se inicia pela qualificação profissional com a finalidade de garantir a qualidade do serviço público no Vale do Mucuri. Diante disso, a Coordenação de Estágio Supervisionado em Serviço Social da UFVJM se inseriu no planejamento e parceria entre o Núcleo de Assistentes Sociais de Teófilo Otoni (NAS-TO) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Teófilo Otoni (Sedese) para dar início a essa jornada de articulação e formação profissional”.

O evento será realizado no miniauditório 1 e terá emissão de certificado de participação. Veja aqui a programação completa.

O 1º Ciclo é realizado pela Coordenação de Estágio em Serviço Social da UFVJM, pelo Núcleo de Assistentes Sociais de Teófilo Otoni/MG e pela diretoria regional Teófilo Otoni da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Last Updated on Thursday, 21 November 2019 11:20
 

Comunicado: Proace divulga resultado parcial da avaliação socioeconômica para Diamantina, Teófilo Otoni e Unaí

A Diretoria de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace) informa que já está disponível no Sistema de Gestão Acadêmica (e-Campus) o resultado parcial da avaliação socioeconômica do Programa de Assistência Estudantil (PAE/UFVJM) referente aos campi de Diamantina, Mucuri e Unaí. Os discentes que estão concorrendo a benefícios do PAE devem acessar seu resultado individual no Sistema de Gestão Acadêmica (e-Campus/Siga), no ícone Assistência Estudantil.

Caso o estudante não concorde com o resultado parcial, poderá interpor recurso nos dias 21 e 24 de novembro de 2019 utilizando o e-Campus.

 

LEC da UFVJM conquista nota máxima em avaliação do MEC

Universidade recebeu nove visitas de avaliação in loco para reconhecimento ou renovação do reconhecimento e uma para recredenciamento de cursos

O curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFVJM, curso regular de graduação da universidade, acaba de receber conceito cinco na avaliação in loco do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/MEC, nota máxima atribuída aos cursos de graduação avaliados.

Um total de dez cursos da UFVJM foi avaliado em 2019, sendo: a LEC, com conceito cinco; Engenharia Geológica, Engenharia de Materiais, Medicina (Campus JK/ Diamantina), Zootecnia (Campus Unaí) e Educação a Distância (EAD) conquistaram conceito quatro; e os cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental e Medicina Veterinária, do Campus Unaí, e Engenharia Física conquistaram conceito três.

De acordo com a procuradora educacional institucional da UFVJM, Valéria Rodrigues Neves, a universidade recebeu nove visitas de avaliação para reconhecimento ou renovação do reconhecimento de cursos de graduação, conforme o caso, e uma para o recredenciamento, situação da EAD.

Segundo Valéria, “os cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Agrícola e Ambiental e Engenharia Física estão aguardando da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA/Inep) parecer final sobre os relatórios de avaliação”.

“Estamos trabalhando para divulgar os relatórios, na íntegra, no portal da UFVJM, a fim de que toda a comunidade acadêmica possa conhecer quais são os pontos fortes e fracos apontados nesses relatórios", acrescentou.

LEC: representação pura dos Vales

A UFVJM iniciou sua experiência com a formação de professores para atuarem em escolas do campo estimuladas pelo Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), em 2010.

Em 2012, as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) foram convocadas para a criação de cursos regulares de licenciatura em Educação do Campo na modalidade presencial. A UFVJM participou dessa iniciativa e, assim, criou condições para ofertar o curso de graduação, hoje conhecido como Licenciatura em Educação do Campo (LEC), que oferta as habilitações em Linguagens e Códigos e em Ciências da Natureza.

O curso conta atualmente com 220 estudantes matriculados e ativos. O quadro de servidores é composto por 15 professores, 2 técnicos de apoio administrativo e 1 técnico em assuntos educacionais. A primeira colação de grau ocorreu em 2015 com a primeira turma do Procampo, e, em 2017, iniciaram-se as colações de grau das turmas da LEC. A UFVJM já graduou 72 licenciados em Educação do Campo em ambas habilitações e a próxima colação de grau está prevista para dia 31 de janeiro de 2020.

A primeira avaliação do Inep presencial ocorreu em 2015, com foco no projeto pedagógico do Procampo e no projeto inicial da LEC e, à época, a nota obtida foi quatro. Neste ano, a universidade recebeu a visita in loco da segunda avaliação do Inep, com ênfase nas versões atuais do projeto pedagógico da LEC, obtendo a nota máxima prevista, que é cinco.

Saiba mais sobre o curso no Catálogo de Cursos da UFVJM.

Last Updated on Wednesday, 20 November 2019 16:30
 
Page 1 of 771

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6024
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Avenida Um, nº 4.050
Cidade Universitária CEP 39447-790
Telefone: +55 (38) 3532-6812 e (38) 3532-6808
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Universitária, nº 1.000, B
Universitários CEP 38610-000
Telefone: +55 (31) 3677-9950