• PDF
  • Print
  • E-mail

UFVJM em Números

Em 2013, nossa Instituição completou 60 anos de existência, considerando sua fundação em 1953 como faculdade. Hoje, como universidade, é ainda uma jovem instituição, cujo crescimento vertiginoso pode ser acompanhado pelas mudanças em seus números.

O objetivo da página “UFVJM em números” é oferecer uma fonte de pesquisa oficial, uma ferramenta atualizada e simplificada para uso da comunidade acadêmica, proporcionando condições para que a imagem e a dimensão da UFVJM possam ser claramente difundidas em eventos científicos, administrativos, culturais e políticos. Tabelas e gráficos são apresentados também na forma de slides. Esta ferramenta foi elaborada pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom) e será alimentada com dados oficiais obtidos e auditados pela Divisão de Planejamento da UFVJM.

Sua estrutura compreende oito tópicos: o primeiro contém os dados gerais, informações sobre o número de vagas, formandos e servidores (docentes e técnico-administrativos). Em seu submenu foi inserido um gráfico que mostra a distribuição geral dos alunos na UFVJM. No segundo tópico encontra-se um mapa que representa a origem dos estudantes matriculados em cursos presenciais da UFVJM, em 2012. O terceiro tópico traz dados da graduação presencial, conforme as Unidades Acadêmicas e seus respectivos cursos. Em seu submenu foram inseridos dois gráficos para uma melhor visualização dos dados de alunos matriculados por Unidade Acadêmica em Diamantina e Teófilo Otoni, respectivamente. O tópico seguinte mostra os dados da graduação a distância e as respectivas cidades polo. Em seu submenu foi inserido um gráfico que representa o número de alunos matriculados em 2014 por cidade-polo. A pós-graduação é apresentada no quinto tópico. Em seu submenu foi inserido um gráfico que representa o número de alunos matriculados em 2013 por programa no Campus Diamantina. É exibido no sexto tópico um resumo dos orçamentos executados pela Instituição nos últimos anos e, no sétimo, a cronologia resumida de sua história. Por fim, está disponível um documento chamado "Apresentação Institucional" que condensa todas as informações desta página e que pode ser usado pelos servidores da UFVJM em suas apresentações internas e externas.

A proposta da "UFVJM em números" alinha-se com a fala do reitor da UFVJM: "números não refletem o crescimento institucional na sua essência, pois essa essência não pode ser mensurada em números, mas sim, na percepção de cada membro da comunidade acadêmica do seu próprio crescimento, do significado do seu trabalho para a Academia e para a sociedade; na percepção pela comunidade externa do significado da UFVJM para a melhoria da qualidade de vida no seu todo, sobretudo, na perspectiva de igualdade de oportunidades, na participação da construção de políticas públicas e da apropriação dos entes públicos pela própria sociedade”.