Divisão de Fazendas e Produção Agropecuária

A Divisão de Fazendas e Produção Agropecuária é o setor responsável pelo apoio técnico e administrativo das atividades de ensino, pesquisa, extensão e produção agropecuária que são desenvolvidas no Campus JK, em Diamantina e nas Fazendas Experimentais Avançadas, que atualmente são aquelas localizadas nos municípios de Couto de Magalhães de Minas, Curvelo e Serro.

À Divisão de Fazendas, compete:

I.    executar a administração financeira, patrimonial, e do material no tocante as fazendas experimentais;
II.    prestar apoio e acompanhar a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas necessários à operacionalização das atividades das fazendas experimentais;
III.    prestar apoio e acompanhar a aquisição de mudas, sementes, adubos, rações, medicamentos, ferramentas, máquinas, sementes, dentre outros materiais para manutenção das fazendas;
IV.    promover a divulgação e a comercialização dos produtos oriundos do excedente das fazendas;
V.    analisar, avaliar, e estabelecer preços mínimos de venda de animais e produtos oriundos das fazendas;
VI.    controlar os materiais permanentes e de consumo alocados nas fazendas;
VII.    solicitar materiais e serviços para atender as necessidades das fazendas;
VIII.    providenciar escala de plantão para os serviços essenciais;
IX.    elaborar relatórios gerenciais;
X.    designar um funcionário para exercer o cargo de gerente nas fazendas experimentais, ouvido o Diretor de Administração e o Pró-Reitor;
XI.    desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação;
XII.    propor a criação e revisão de instruções normativas de funcionamento da divisão.

Equipe e Contatos

Josimar Rodrigues Oliveira

Engenheiro Agrônomo, D.Sc.

Chefe de Fazendas e Produção Agropecuária

Telefone: (38) 99855-3904

Leandro Pereira de Assis

Médico Veterinário, M.Sc.

Gerente de Produção da Fazenda Experimental JK

Giovane Sebastião de Souza

Técnico de Laboratório em Zootecnia

Engenheiro Agrônomo e Químico.

Glenda Roberta Silva Moura

Técnica de Laboratório em Zootecnia

Zootecnista, M.Sc.

Colaboradores Técnicos

Janaína Nunes da Silva - FCA

Técnica de Laboratório em Agropecuária

Tecnóloga em Gestão Ambiental

Telefone: (38) 3532-1215

Julião Ribeiro Lessa Couto - PROAD

Médico Veterinário, M.Sc.

Telefone: (38) 3532-8522

Luiz Carlos Araújo - DEF

Engenheiro Florestal, D.Sc.

Telefone: (38) 3532-6809

Fazenda Experimental Rio Manso - Couto de Magalhães de Minas

Rodovia MGT 367, s/n - Acesso da Escola Estadual “Jerônimo Pontello”

Estrada Vicinal sentido Comunidade de Abóboras - km 01

Couto de Magalhães de Minas - MG CEP: 39188-000

Paulo Eduardo Rabelo

Técnico em Agropecuária

Engenheiro Agrônomo, Esp.

Responsável Técnico da Fazenda

Telefone: (38) 3532-6807

Rogério de Jesus Vieira

Operador de Máquinas Agrícolas

Tecnólogo em Gestão Ambiental, Esp.

Telefone: (38) 3532-1263

Fazenda Experimental do Moura - Curvelo

Rodovia dos Cristais LMG 754, s/n, km 10 - Sentido Curvelo-Cordisburgo

Curvelo - MG CEP: 35790-000

Gilmar Fernandes da Fonseca

Técnico em Agropecuária

Gerente da Fazenda

Maurílio Fernandes de Souza

Assistente em Administração

Bacharel em Administração

Elton de Jesus Silveira

Operador de Máquinas Agrícolas

Tecnólogo em Gestão Ambiental

Fazenda Experimental Chácara - Serro

Estrada Vicinal de Acesso ao Morro Bicentenário

Antigo Patronato “Casa dos Otoni”

Serro - MG CEP: 39150-000

O Imóvel do Serro não possui servidores lotados no local e não tem atividades deensino, pesquisa e extensão desde a sua aquisição e está pautado a possibilidade de ser devolvido a União, conforme pode ser consultado no Assunto 41 - CONSU. Para saber mais, clique aqui

Solicitação de Insumos e Serviços

Clique aqui para saber como solicitar insumos e prestação de serviços da Divisão de Fazendas e Produção Agropecuária da Pró-Reitoria de Administração.

Empório Campus JK

Vinculado a Divisão de Fazendas e Produção Agropecuária, o Empório é um Posto de Vendas localizado no Campus JK, em Diamantina, com o objetivo de comercializar produtos excedentes de aulas práticas, projetos de pesquisa e atividades de extensão promovidas por docentes e técnicos-administrativos vinculados a qualquer curso de graduação da Universidade. Atualmente, no Empório é possível encontrar com maior frequência algumas variedades de hortaliças advindas do Setor de Olericultura do Campus JK e da Fazenda Experimental Rio Manso; ovos de galinha e ovos de codorna advindos do Departamento de Zootecnia. Esporadicamente são ofertados outros produtos de origem animal. O Empório Campus JK fica aberto de segunda a quinta-feira de 07 às 12 horas e de 13 às 17 horas. Na sexta-feira, o expediente encerra às 16 horas.