facebook twitter
Notícias da UFVJM
Ter, 21 de Março de 2017 16:53

O reitor da UFVJM, Gilciano Saraiva Nogueira, começou a semana com agendas no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni. Durante ontem, 20 de março, e hoje, 21 de março, o reitor participou de agendas com a comunidade acadêmica e também com autoridades da cidade. Acompanhe!

Reitor e prefeito de Teófilo Otoni reafirmam parceria

Ontem, 20 de março, o reitor da UFVJM, Gilciano Saraiva Nogueira, e membros da equipe gestora reuniram-se com o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira. O encontro teve o objetivo de reafirmar as parcerias já existentes entre a universidade e a prefeitura. O reitor e o prefeito ressaltaram a importância de ampliar e fortalecer a relação entre as instituições, fomentando ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela UFVJM para gerar, consequentemente, maior desenvolvimento e movimentação da economia da região.

alt

O reitor Gilciano Nogueira; o pró-reitor de Administração, Leandro Marques, e o assessor de Assuntos Estratégicos Cássio Cardoso reúnem-se com prefeito Daniel Sucupira _ Foto: Amanda Monteiro/UFVJM

Reitor e diretores acadêmicos do Campus do Mucuri discutem ações com Sindcomércio

Na manhã desta terça-feira, 21 de março, o reitor da UFVJM, Gilciano Saraiva Nogueira, encontrou-se com o presidente do Sindicato do Comércio de Teófilo Otoni (Sindcomércio), Iesser Anis Lauar, e o assessor do governo do estado de Minas Gerais, Jorge Arcanjo, no Campus do Mucuri. O objetivo central da reunião foi discutir e planejar ações conjuntas entre as instituições, buscando maior envolvimento entre universidade e a sociedade de Teófilo Otoni. Entre os pontos discutidos, destacam-se a elaboração de um planejamento espacial com vistas à expansão física do campus e a adequação de editais para o fomento de pesquisas regionais. Parte da equipe gestora da UFVJM, os diretores acadêmicos do Campus do Mucuri e o diretor suplente do Sindcomércio, Valdivino Antônio da Silva, também participaram da reunião.

alt

Reunião do reitor da UFVJM com Sindcomércio e representante do governo do estado de Minas Gerais no Campus do Mucuri Foto: Luana Teixeira/UFVJM

Reitor reúne-se com alunos de Medicina do Mucuri

Durante visita ao Campus do Mucuri, o reitor, Gilciano Saraiva Nogueira, também reservou momento para reunir-se com os alunos do curso de Medicina. No fim da manhã de hoje, 21 de março, o reitor abriu espaço para que alunos tirassem suas dúvidas em relação a assuntos ligados diretamente à gestão. Entre os diversos temas abordados, os alunos tiveram esclarecimentos sobre o projeto de construção de prédio para a Medicina e investimentos financeiros já feitos no curso desde sua implantação, em 2014.

alt

Reitor em encontro com alunos de Medicina do Campus do Mucuri _ foto: Luana Teixeira/UFVJM

Última atualização em Ter, 21 de Março de 2017 16:55
 
Ter, 21 de Março de 2017 14:15

Na noite de ontem, 20 de março, o reitor Gilciano Saraiva Nogueira participou do evento de lançamento do projeto HealthRise Brasil para a região de Teófilo Otoni, no Campus do Mucuri. O projeto, resultado de parceria entre a Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc) / UFVJM e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conquistou recurso de US$ 900 mil, de financiamento internacional (Medtronic Foundation), para a detecção e o controle de pacientes portadores de hipertensão arterial e diabetes na região de Teófilo Otoni.

alt

Superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Paula Medrado; o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira; o reitor da UFVM, Gilciano Saraiva Nogueira; o representante da UFMG, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, e o diretor da Fammuc, Patrick Endlich, participaram da mesa de abertura do evento. foto: Giullio Pietro/UFVJM

 

O projeto envolverá onze cidades da região do Mucuri: Ataleia, Catuji, Crisólita, Frei Gaspar, Itaipé, Ladainha, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Padre Paraíso, Setubinha e Teófilo Otoni, que é a cidade sede. Prefeitos ou representantes desses municípios também participaram do evento, quando foi assinado o termo de compromisso para a realização do HealthRise.

alt

Integrantes da equipe do Projeto HealthRise Brasil para a região de Teófilo Otoni, prefeitos e representantes dos municípios envolvidos. foto: Cássio Cardoso/UFVJM

HealthRise

Para atender aos objetivos da Organização Mundial de Saúde (WHO - World Health Organization), que lançou a campanha “25 by 25”, a meta do HealthRise é contribuir para uma redução de 25% na mortalidade prematura associada à DCV até o ano 2025. Por causa disso, o programa financia projetos que têm como foco o aumento da triagem e diagnóstico de DCV e diabetes, aumento da gestão e do controle de DCV e do diabetes.

O HealthRise é direcionado para o Brasil, Índia, África do Sul e Estados Unidos. Em cada país, ele atua para apoiar projetos inovadores que capacitam as pessoas portadoras dessas doenças e fornecem condições para que profissionais da saúde abordem melhor as necessidades dessas populações.

alt

Discentes do curso de Medicina do Mucuri fazem apresentação musical no evento  - foto:Giullio Pietro/UFVJM

Última atualização em Ter, 21 de Março de 2017 14:34
 
Sex, 17 de Março de 2017 17:08

Parte da equipe da Reitoria reuniu-se na tarde do dia 16 de março com os diretores de unidades acadêmicas da UFVJM para debater vários assuntos relacionados à gestão universitária. O mais importante deles foi o planejamento de investimentos para o período de 2017 a 2019. Esse planejamento está sendo construído em conjunto com os diretores, visando dar transparência e melhor uso para os recursos públicos.

alt

foto: Marco Túlio/UFVJM

Última atualização em Sex, 17 de Março de 2017 17:11
 
Qui, 16 de Março de 2017 11:31

Na manhã do dia 15 de março, foi apresentado ao reitor o novo presidente de honra da Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe), o professor da UFVJM Wellington Brilhante. O papel do novo presidente será o de melhorar a articulação entre as duas instituições e representar a Fundaepe junto à Reitoria, no estabelecimento de parcerias estratégicas.

Durante a reunião o reitor, Gilciano Saraiva Nogueira, destacou que nos últimos meses as duas instituições enfrentaram alguns problemas como a formalização dos convênios da Rádio Universitária e do Centro de Idiomas, a construção dos prédios com recursos da Finep e a não participação da UFVJM no edital de 2016 da Finep. A UFVJM e a Fundaepe trabalharam em conjunto para resolvê-los e reconhecem que a origem deles está relacionada à organização administrativa deficitária e à comunicação ineficiente entre as partes.

A Reitoria entende que os problemas são de origem sistêmica e que devem ser superados a partir de um trabalho em parceria, sem que nenhuma das duas instituições seja responsabilizada individualmente. Segundo Gilciano e Wellington, uma fundação de apoio consolidada e forte é fundamental para uma universidade que deseja alcançar a excelência.

alt

Novo presidente de honra, Wellington Brilhante, e o reitor da universidade

foto: Marco Túlio/UFVJM

Última atualização em Qui, 16 de Março de 2017 18:10
 


Página 1 de 35

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6000
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Prédio CAIC Av. Manoel Bandeiras, 460
Veredas CEP 39440-000
Telefone: +55 (38) 3829-3100
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Vereador João Narciso, 1380
Cachoeira CEP 38610-000
Telefone: +55 (38) 3677-9950