Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis
Article Index
Diamantina
Prédio da Reitoria
Campus JK - Rodovia BR 367 – Km 583, s/n
Bairro Alto da Jacuba
Diamantina/MG
CEP 39100-000
Telefone: +55xx (38) 3532-1200
Teófilo Otoni
Prédio Administrativo
Rua do Cruzeiro, 001
Jardim São Paulo
Teófilo Otoni/MG
Telefone: +55xx (33) 3522-6037
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta-feira, de 8h00 às 12h00 e de 13h00 às 17h00.
Para efeito desse programa, atualmente, considerar-se-a as seguintes modalidades:
- Auxílio: benefício oferecido com a finalidade de auxiliar o custeio das despesas relacionadas às necessidades básicas dos discentes (ex.: alimentação) e às despesas provenientes das atividades acadêmicas (ex.: transporte para o campus,material pedagógico, etc).
- Bolsa Permanência: benefício concedido com o objetivo de auxiliar no custeio de despesas relacionadas à permanência do discente nas cidades sede da UFVJM.
A Bolsa Permanência se subdivide em: Acadêmica (destinada aos discentes que cursam o primeiro ou o segundo período, com o intuito deproporcionar orientação pedagógica que instrua e facilite a atuação acadêmica) ou Atividade (execução de atividades em um dos setores da UFVJM, ou em instituiçãopública por meio de projetos sociais, cuja carga horária semanal não poderá exceder 12 horas).
Para se tornar beneficiário do PAE o interessado deverá estar matriculadoem um dos cursos de graduação oferecidos pela UFVJM e apresentar à DAE o formulário de avaliação socioeconômica juntamente com adocumentação comprobatória, para que seja realizada a avaliaçãosocioeconômica.
IMPORTANTE: O período de apresentação dos documentos e entrega doformulário de avaliação socioeconômica coincidirá sempre com a SEGUNDA semana letiva de cada semestre acadêmico.
Os principais indicadores são: tipo e local de moradia dogrupo familiar; escola onde o discente cursou o ensino médio;situação de relacionamento conjugal dos pais ou responsáveis;escolaridade dos pais ou responsáveis; tipo de atividadeprofissional desempenhada pelos pais ou responsáveis; posse debens por parte do grupo familiar (imóveis, veículos, etc.);rendimentos auferidos pelos componentes do grupo familiar;despesas com medicamento para tratamento de doenças crônicasespecificadas na Portaria MPS / MS no 2.998; participação emalgum programa de transferência de renda do governo federal;somatório das principais despesas do grupo familiar; número decomponentes do grupo familiar.
Quais são as prioridades de atendimento?
- Para a avaliação socioeconômica é utilizadauma fórmula matemática em que cada indicador social e econômico é pontuado e temum peso. Por meio dessa análise metodológica é definido o índice de classificação docandidato, que é ordenado de forma crescente, gerando o ranking de classificaçãogeral, que será, rigorosamente, respeitado na distribuição dos auxílios e bolsa.
Como saber quandoserá atendido?
- O resultado do processo de avaliaçãosocioeconômica é divulgado, semestralmente, no site da UFVJM e na DAE, sendoprocessado em três chamadas, cujas datas serão informadas no momento docadastramento e/ou atualização documental.
Qual é a responsabilidade do usuário do PAE?
- O interessado se responsabilizará pelaveracidade das informações prestadas e documentos apresentados.
Como o serviço é avaliado?
- A avaliação dos benefícios do PAE se dá por meio decontato pessoal constante com os beneficiários para adequações do programa elevantamento de demandas com o intuito de aprimorá-lo.
- As reclamações e sugestões são recebidas pessoalmente na DAE ou por meio eletrônico ( This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ).
- Elas são analisadas pela Diretora de Assistência Estudantil, responsável pela coordenação do PAE, que implementará asmedidas cabíveis.
- Os beneficiários que se identificarem serão comunicados por e-mail ou telefone sobre as considerações realizadas a respeito das suas reclamações ousugestões.
| < Prev | Next > |
|---|