Lançados novos editais do Ciência sem Fronteiras

Ter, 19 de Agosto de 2014 09:38

A Diretoria de Relações Internacionais informa que estão abertos até os dias 29 (editais da Capes) e 30 (editais do CNPq) de setembro de 2014 as inscrições para as novas chamadas para concessão de bolsas de graduação sanduíche pelo Ciência sem Fronteiras em 21 países.

Entre os requisitos obrigatórios para todas as chamadas estão: apresentar nota mínima no ENEM igual ou superior a 600 pontos em exames realizados a partir de 2009; estar regularmente matriculado na universidade de origem; apresentar desempenho acadêmico de excelência de acordo com os critérios definidos por sua universidade, ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso no momento previsto da viagem de estudos e apresentar nota mínima em teste de proficiência, de acordo com o exigido em cada chamada.

Na UFVJM não abrimos processo seletivo interno, portanto todos os candidatos que atenderem aos requisitos estabelecidos pela Coordenação do Programa terão sua candidatura homologada.

• CRITÉRIOS DA UFVJM PARA HOMOLOGAÇÃO DAS CANDIDATURAS
    • Estar regularmente matriculado em curso de graduação relacionado às áreas prioritárias;
    • Apresentar CRA igual ou superior a 60;
    • Ter integralizado no mínimo 10% e no máximo 80% no momento da candidatura, considerando o semestre atual, isto é, será considerado para fins de integralização a carga horária que o aluno já integralizou mais a carga horária em que o aluno está matriculado.

Obs: O Bacharelado em Ciência e Tecnologia e as Engenharias serão considerados cursos distintos, portanto o cálculo da carga horária será feito considerando a carga horária total da estrutura curricular de cada curso.

Aos alunos da área de saúde, é necessário verificar as exigências específicas de cada uma das chamadas. Há países que aceitam alunos do ciclo básico e clínico, há chamadas que aceitarão somente alunos do ciclo básico e há países que não aceitarão alunos da área da saúde.

Os editais para Polônia, Estados Unidos, Bélgica ARES, Suécia, Noruega, China, Hungria e Japão aceitarão o TOEFL ITP como comprovante de proficiência do idioma. No período de 30 de agosto a 03 de outubro serão Os candidatos aos editais do Ciência sem Fronteiras poderão se inscrever para realizar o teste até o dia 03/10 será realizada a aplicação do TOEFL ITP, em caráter gratuito, para os candidatos do CsF, conforme agenda estipulada por cada IES.

Confira o calendário de aplicações da UFVJM.

Para todos os alunos interessados em realizar um intercâmbio através deste programa reiteramos a importância de ler o edital cuidadosamente antes de fazer qualquer pergunta.

A equipe DRI, apesar de reduzida, está sempre à disposição da comunidade acadêmica para esclarecer dúvidas. Porém é importante que dúvidas primárias sejam sanadas diretamente no conteúdo do edital, diminuindo assim a demanda por atendimentos.