Grupo de Estudos do Diabetes seleciona 4 bolsistas

Qui, 26 de Abril de 2018 14:39

Podem concorrer contemplados com Bolsa Integração do Programa de Assistência Estudantil da Proace

Estão abertas inscrições para a seleção de quatro bolsistas para atuarem no Grupo de Estudo do Diabetes (GED) da UFVJM. Podem participar estudantes dos cursos de Educação Física, Ciências Biológicas, Nutrição e Farmácia, que tenham sido contemplados com o benefício Bolsa Integração do Programa de Assistência Estudantil (PAE) da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace) da UFVJM. Há uma vaga para cada um desses cursos de graduação e o prazo final para inclusão do bolsista é dia 16 de maio.

Perfil desejado dos estudantes:

• Ter interesse em trabalhar em ações de criação, utilização e implementação de estratégias de educação em saúde, com ênfase no diabetes;
  • Ter disponibilidade para permanecer de seis a oito horas diurnas por semana no Laboratório Interdisciplinar de Diabetes (LID), localizado no Edifício DCB-DCBio, 1º andar, para desenvolver as ações sob a coordenação do professor Edson da Silva ou de outro docente do GED que desenvolva suas atividades nos projetos de extensão e de pesquisa;
  • Ter disponibilidade para frequentar as reuniões científicas quinzenais do GED, das 12h30 às 13h30 no LID;
  • Ter disponibilidade para colaborar com as oficinas, treinamentos, visitas técnicas e reuniões periódicas a serem realizadas em escolas parceiras.

Locais de execução das atividades em 2018:

1) Laboratório Interdisciplinar de Diabetes.

2) Escola Estadual Matta Machado, Escola Municipal Belita Tameirão e Colégio Diamantinense.

Candidatos interessados e aptos para serem incluídos no Programa de Bolsa Integração da Proace podem procurar diretamente o atendimento da Proace e manifestar o interesse pela vaga.

O Grupo de Estudos do Diabetes

Criado em 2015, realiza, desde então, ações multiprofissionais em projetos de extensão e de pesquisa na área de Educação em Saúde, com ênfase no diabetes.

Atualmente o grupo tem demanda vinculada a um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM, por meio do qual está em fase de implantação um Centro de Referência do Diabetes nas Escolas de Diamantina (CRDE).

O CRDE tem como objetivo geral oferecer treinamento profissional para escolas com Ensino Médio, Fundamental e das creches em relação aos cuidados necessários ao aluno com diabetes, para que os pais e alunos tenham segurança em relação ao tratamento durante o período escolar.  Além disso, o CRDE desenvolverá nas escolas ações educativas para prevenção da obesidade, do sedentarismo e do diabetes do tipo 2, o diabetes mais comum nos adultos.

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000