Notícias da UFVJM
Seg, 15 de Julho de 2019 14:28

Inscrições vão até 22 de julho, no Campus do Mucuri

A Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD/ UFVJM) está com inscrições abertas para a seleção interna de professores bolsistas para disciplinas do curso de bacharelado em Administração Pública na modalidade a distância da UFVJM/UAB.

As vagas a serem disponibilizadas estão relacionadas com as disciplinas a serem ofertadas no 2º período letivo de 2019.

As inscrições serão realizadas no período de 15 a 22 de julho, das 8h30 às 11h e das 13h às 17h30, na coordenação do curso de Administração Pública, no Campus do Mucuri.

Acesse aqui o edital e faça sua inscrição.

 
Seg, 15 de Julho de 2019 12:10

E-book foi produzido pela Pró-Reitoria de Graduação e reúne experiências do trabalho de combate à retenção e evasão na UFVJM realizado na última gestão

Buscando a melhoria do fluxo formativo do estudante dos cursos de graduação e a melhoria dos indicadores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realizou, de 2016 a 2019, um trabalho de combate a um dos maiores problemas das universidades brasileiras: retenção e evasão.

"O livro Enfrentamento à Retenção e Evasão: universidade no rumo certo é uma produção da Prograd, composta por nove capítulos, elaborado com o intuito de compartilhar e publicizar as experiências obtidas", conta a pró-reitora de Graduação, professora Leida Calegário de Oliveira, organizadora da obra.

O capítulo intitulado “Educação superior pública no Brasil: mastigar os números e desengolir conjecturas” apresenta uma análise sobre dados levantados a partir de estatísticas oficiais, mostrando que as instituições públicas brasileiras têm fundamental importância para o acesso ao ensino superior no Brasil, para a formação de qualidade e para o cumprimento da meta 12 do Plano Nacional de Educação, bem como fornecem uma gestão mais eficiente das vagas ofertadas e maiores taxas de conclusão dos cursos.

Um programa de enfrentamento à retenção e evasão implementado pela Pró-Reitoria de Graduação da UFVJM, intitulado #EmFrente, é apresentado no capítulo 2 deste livro. Os autores tecem considerações sobre as ações planejadas e executadas, apresentando ao final do capítulo, os resultados obtidos.

Dando continuidade à apresentação dos resultados obtidos com a implementação do Programa #EmFrente!, os autores do capítulo “Índices de ocupação de vagas ofertadas nos cursos de graduação da UFVJM” trazem informações quanto à melhoria da ocupação das vagas, bem como do êxito no processo de reorganização e reestruturação dos cursos de graduação em licenciatura da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da  instituição.

Outro assunto relevante, abordado no capítulo 4 desse livro, é a relação professor-estudante e o impacto dessa relação sobre os índices de retenção e evasão na vida universitária.

O capítulo intitulado “A participação ativa dos estudantes em projetos de ensino, pesquisa e extensão no enfrentamento à evasão e retenção” apresenta como a participação efetiva do aluno em projetos de tutoria, pesquisa e extensão pode contribuir para uma maior integração e identificação com a comunidade acadêmica, no enfrentamento à retenção e evasão.

Ações implementadas para identificar e contornar os altos índices de retenção e evasão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I e os resultados obtidos com esse trabalho são apresentados no capítulo intitulado “Blended learning e o aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral I: intervenções processuais presenciais e a distância”.

Já o capítulo “Estratégia para o sucesso: envolvimento de universitários com baixo rendimento acadêmico em projetos extensionistas” apresenta o impacto do envolvimento de estudantes com baixo rendimento acadêmico no desenvolvimento de projetos extensionistas, gerando melhoria do seu desempenho e também da autoestima.

O uso de aplicativos em contexto de aulas invertidas é apresentado no capítulo “Novos cenários educacionais com apps e mobile learning”, demonstrando que essa abordagem torna os estudantes mais participativos e assíduos às aulas, além de promover melhoria no desempenho acadêmico.

Outro aspecto abordado no capítulo 8 desse livro, "Biogênese: estratégias para melhorar o ensino em Genética e Citologia visando a diminuição da retenção e da evasão" é a implementação de estratégias que focam no estímulo ao próprio discente para o desenvolvimento de materiais didáticos alternativos e para a organização de grupos de estudo em uma prática colaborativa, promovendo a redução dos índices de retenção na disciplina.

Acesse o e-book no site da Prograd neste link.

Última atualização em Seg, 15 de Julho de 2019 12:12
 
Sex, 12 de Julho de 2019 16:53

Evento será realizado de 25 a 27 de setembro, no Campus JK

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UFVJM vai realizar o 3º Congresso Nacional de Educação (Coned), com o tema “Caminhos para uma educação de qualidade: o diálogo entre a universidade e a educação básica”. O evento acontece nos dias 25, 26 e 27de setembro no Campus JK, em Diamantina- MG.

O congresso tem como objetivo promover espaços de articulação e discussão de pesquisas e práticas profissionais afins à área educacional, além de estimular a produção acadêmica de alunos de programas de pós-graduação, profissionais e pesquisadores da área. Propõe o olhar para o momento atual, em que se buscam caminhos para uma educação de qualidade com o diálogo entre a universidade e a educação básica.

Os eixos temáticos que irão orientar as discussões nos grupos de trabalho são:

I- gestão de instituições educacionais;

II- educação, sujeitos, sociedade, história da educação e políticas públicas educacionais;

III- educação e tecnologias aplicadas em instituições educacionais;

IV- currículos, avaliação, práticas pedagógicas e formação de professores

As inscrições com submissão de trabalhos estão disponíveis até o dia 31 de julho e o período de inscrição sem submissão de resumos vai até 19 de setembro. As normas para submissão de resumos estão descritas no site do evento, neste link.

Clique aqui o site do evento e garanta sua inscrição.

Congresso anual

O Congresso Nacional de Educação (Coned/PPGEd)  encontra-se em sua terceira versão. O primeiro ocorreu em 2017 e a segunda versão em 2018, estabelecendo-se, assim, uma periodicidade anual para a sua realização. Nas duas versões anteriores o Coned reuniu pesquisadores e estudantes de várias regiões do país discutindo temáticas que fazem uma interface entre pesquisa, ensino e extensão.

Última atualização em Seg, 15 de Julho de 2019 10:52
 
Sex, 12 de Julho de 2019 15:15

Interessados têm até o dia 5 de setembro para envio de trabalhos para o simpósio

Encontra-se aberto o período para a submissão de trabalhos para o 5º Simpósio Integrado de Administração Pública (SINTAP - ISSN 2596-2787), a ser realizado pelo curso de Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O evento será realizado nos dias 3 a 5 de outubro no Campus do Mucuri da UFVJM, em Teófilo Otoni.

Nessa edição, o tema do evento será "Políticas públicas e sustentabilidade: desafios e perspectivas para a gestão pública municipal". O prazo para envio de trabalho vai até o dia 5 de setembro. As normas para a elaboração do artigo completo ou do resumo do trabalho estão disponíveis no site do evento: https://sintap-ufvjm.blogspot.com/.

O simpósio é realizado anualmente e é aberto para a participação de toda a comunidade. Tem como principal objetivo fomentar debates e discussões sobre as políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal. Além disso, o simpósio também é espaço para divulgar os trabalhos que estão sendo realizados, fortalecer a prática de pesquisa em Administração Pública e, ainda, promover a integração entre os alunos dos polos de ensino do curso de graduação a distância em Administração Pública da UFVJM. O evento também é momento de aproximação entre estudantes, professores e profissionais da área.

Na programação, além do espaço para publicação de artigos completos e resumos científicos, tem palestras, mesa-redonda e oficinas. Para este ano, está prevista a publicação de um livro sobre Administração Pública com os artigos que obtiverem melhores avaliações dos pareceristas. Acompanhe no site do evento o que está planejado.

 


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