Notícias da UFVJM
Sex, 03 de Abril de 2020 14:18

Laboratório da universidade é um dos 19 considerados aptos pela Funed para compor a REDELAB COVID-19

De acordo com memorando da Fundação Ezequiel Dias (Funed) expedido na última quarta-feira, dia 1º de abril, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está entre as instituições do estado de Minas Gerais aptas a realizar análises laboratoriais para o diagnóstico do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que provoca a Covid-19. Assim, o Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias, que faz parte do Laboratório-Escola de Análises Clínicas, do curso de Farmácia da UFVJM, é um dos laboratórios colaboradores da Funed, inserindo a universidade na REDELAB COVID-19.

De acordo com o diretor de Pesquisa da UFVJM, professor Danilo Bretas, que está à frente do trabalho, toda a documentação já foi enviada à Funed e agora a universidade deve passar por uma etapa de validação para o início efetivo do trabalho. “Seguindo o protocolo da Funed, buscamos as amostras a serem validadas e devemos entregá-las de volta, com o resultado esperado. Essa etapa é chamada ‘Controle de Validade Externa’ e serve para confirmar se o laboratório segue os padrões de qualidade definidos para esse tipo de diagnóstico”, explica o professor Danilo.

Confira o memorando e uma reportagem divulgada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) sobre a aptidão do laboratório da UFVJM para o diagnóstico do novo coronavírus:

Última atualização em Sex, 03 de Abril de 2020 14:49

Sex, 03 de Abril de 2020 11:54

Série de vídeos traz dicas sobre bem-estar físico e mental de adultos e crianças em tempos de distanciamento social

A UFVJM está lançando a série de vídeos Fique Bem em Casa, com dicas de como as pessoas podem aproveitar melhor o tempo em que ficarão em casa em distanciamento social por causa do novo coronavírus.

Além de estimular as pessoas a se isolarem socialmente – forma comprovada de não se contaminar e não disseminar a doença – a UFVJM presta um serviço de utilidade pública, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, neste difícil período de mudanças de rotina e hábitos.

Os vídeos são gravados por professores e técnicos administrativos da universidade e abordam assuntos como alimentação saudável, otimismo, exercícios físicos e estudos, que auxiliam a manter o bem-estar físico e mental de adultos e crianças.

O primeiro vídeo é sobre como manter a saúde mental e o otimismo nestes momentos tão difíceis. Nos próximos dias serão publicadas mais dicas nas mídias oficiais da universidade. Fique ligado!

A série é uma produção da Diretoria de Comunicação Social da UFVJM.

Última atualização em Sex, 03 de Abril de 2020 12:17

Qui, 02 de Abril de 2020 16:30

No documento que emite a autorização, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa determina medidas para a manutenção do sigilo e da privacidade das informações

Considerando a pandemia provocada pela Covid-19, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) emitiu autorização, em caráter excepcional, para a realização de reuniões por meio de videoconferência ou aplicativo web de videochamada durante o tempo necessário à instalação da segurança e saúde pública. No entanto, solicita que todos os cuidados éticos sejam resguardados, mantendo-se o sigilo e a manutenção da privacidade em relação às informações tratadas durante todas as reuniões.

A Conep sugere a adoção das medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS), a fim de priorizar a saúde da comunidade com o distanciamento social, porquanto se mostra como a medida mais eficiente para a redução da propagação do vírus e disseminação da doença.

Confira a íntegra da Carta Circular n.º 7/2020 - Conep/SECNS/MS neste link

Última atualização em Qui, 02 de Abril de 2020 18:03

Qui, 02 de Abril de 2020 14:00

Série de programas será transmitida ao vivo pelo YouTube; a primeira exposição é hoje e começa às 15h

A Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) promove a partir de hoje, 2/4,  a série de programas 3 Encontros, 3 Palavras. O evento é composto por exposições temáticas abertas na internet com duração média de 1h30 cada, e serão transmitidas ao vivo no canal L@proce- Laboratório de Produção de Conteúdos Educacionais na plataforma on-line YouTube. Durante as apresentações, os participantes podem enviar perguntas e comentários nos espaços de conversa, os quais serão respondidos ao final de cada episódio.

Em cada um dos três encontros, os professores convidados  falam sobre o tema proposto em três palavras. Nesta primeira edição foram convidados os professores Teresa Cristina de Souza Cardoso Vale, Davidson Afonso Ramos, Ana Paula Nogueira Nunes, Glauco José de Matos Umbelino, Ernesto Perini-Santos.

Acesse aqui a programação e participe!

Cartaz é segmentado em duas parte: na parte superior tem ao fundo um teclado de notebook e uma mão sobre ele. Sobreposto à imagem do lado superior esquerdo tem o texto

Última atualização em Qui, 02 de Abril de 2020 14:39

Campus I - Diamantina/MG