facebook twitter
  • PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Eventos

Bacharelado em Ciência e Tecnologia (Janaúba)

É o campus Janaúba (UFVJM) contribuindo para viabilizar a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.

A UFVJM (campus Janaúba) realiza na cidade cursinho preparatório gratuito visando auxiliar estudantes do ensino médio na preparação para o ENEM 2017 e outros processos seletivos para ingresso no ensino superior. Essa é uma ação realizada por professores e alunos da graduação compreendendo as áreas de biologia, física, química e matemática.

Maio 2017

 

 

 

AVALIAR PARA CONHECER E APRIMORAR!


QUE NOTA VOCÊ DÁ PARA A UFVJM?


CARTA CONVITE

 

A CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFVJM – realiza mais um processo de autoavaliação da instituição, com base nos princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação (SINAES). O objetivo da autoavaliação é identificar as condições de ensino, pesquisa, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades. Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, com vistas à melhoria da sua qualidade.
Comissão Própria de Avaliação da UFVJM
Portanto, a CPA faz um convite a toda à comunidade interna e externa da UFVJM para que participe da Autoavaliação Institucional no período de 18 à 31/03/2017. Basta responder ao Questionário de Autoavaliação disponível no link (http://famed.ufvjm.edu.br/triagem.php) de acordo com sua categoria: Discente, Docente, Técnico- Administrativo ou Comunidade Externa.


Sua participação faz a diferença!
____________________________________________________________________________

CURSO DE LIBRAS

Com o objetivo de divulgar a cultura e a língua dos surdos, a CIS (Comissão Interna de Supervisão) desta universidade, financiou um curso com duração de 90 Horas/aulas aos servidores da UFVJM- Campus Janaúba afim de divulgar a LIBRAS e a Cultura Surda com o intuito de proporcionar acessibilidade comunicacional aos surdos da comunidade acadêmica bem como uma melhor qualidade no atendimento aos surdos, usuários da LIBRAS.

As aulas foram ministradas pela servidora Gabriella Lely Cardoso Martins, tradutora e intérprete de Língua Brasileira de Sinais desta universidade, também contou com a colaboração do Instrutor Surdo da cidade de Janaúba, Pablo Sirineu.

Desde 2002, nosso país conta com duas línguas oficiais: a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, sendo assim é importante conhecer e respeitar os usuários das duas línguas para que a comunicação não fique restrita a grupos isolados.

Fonte: Gabriella Lely

“Promovendo a Qualidade de Vida”

O evento foi organizado e executado por servidores da PROACE/ Campus Janaúba. O palestrante Afrânio Moraes de Oliveira explanou sobre "Drogas: Discussões e Prevenção", onde discorreu sobre os riscos do uso de drogas lícitas e ilícitas, ressaltando a importância de se debater sobre tal assunto, nos diversos espaços da comunidade, sobretudo no ambiente educacional.
O Centro de Referência Especializado sobre Doenças Infecto-contagiosas orientou sobre os serviços do CEREDI, distribuiu panfletos e preservativos, orientando os participantes do evento sobre a necessidade de prevenção à saúde e praticidade de testes rápidos, a exemplo do HIV e Hepatite B.
Contamos ainda com profissionais da FAVAG, do Curso de Enfermagem, que aferiram pressão arterial e glicemia capilar, realizando também algumas avaliações de imagem corporal, contribuindo também para o sucesso do evento.
Aproveitamos o ensejo e agradecemos a participação de todos.

Imagem: DRCA Jan

Imagem: DRCA Jan

"FEIRA DAS PROFISSÕES"

Aconteceu no último dia 18 de junho 2016 na Praça viva vida a Feira das profissões onde foram abordadas assuntos como mercado de trabalho, forma de ingresso e matriz curricular dos cursos técnicos e superiores.
Realizaram o evento: UFVJM, UNOPAR, IFNMG e UAITEC.

 

JANAÚBA VIVA

Ocorreu no ultimo dia 17 de junho, No automóvel Clube, o I seminário com o tema "Janaúba Viva, a vida vale mais".
A ideia central do Seminário foi discutir o enfrentamento da violência em Janaúba, onde hoje temos uma média de 70 assaltos e 5 assassinatos mensais.
No encontro foi apresentado um panorama da violência no Brasil, apresentado pelo palestrante Luís Flavio Sapori ( Ex Secretario de segurança pública de MG), onde temos um senário desolador, uma crescente onda de violência nas cidades acima de 40 mil habitantes. Cientificamente o principal propulsor dessa onda é o trafico de drogas que atinge jovens homens de 15 a 24 anos de idade. Associado tráfico  de drogas e  ineficiência do  Estado em punir  culpados resulta numa realidade de total insegurança.
De maneira geral apenas 10% dos atos criminosos  são investigados e punidos que de certa forma a impunidade incentiva a prática do crime.

Como fazer o enfrentamento?

Mobilizar o poder público para mais investimentos, na área de segurança pública,
Aproveitar o ano politico para propor aos novos candidatos a criação de uma guarda municipal,
Provocar a criação de um grupo de trabalho para discutir mensalmente a questão da segurança, onde esse grupo envolva o poder público ( prefeitura, Policia civil e militar mais sociedade civil)
Promover a cultura da paz ( tema da palestra do Professor Antônio Alvimar  Souza ( Vice- Reitor da UNIMONTES).etc.
Representantes da UFVJM no evento: Eurivaldo  e Roberto Allan
Última atualização em Sex, 01 de Setembro de 2017 13:31