facebook twitter
  • PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Revistas impressas e eletrônicas sobre cultura

Itacoatira

A revista eletrônica Itacoatiara, uma publicação do NASEB (Núcleo Ariano Suassuna de Estudos Brasileiros- UFPE), é uma revista online de artigos relacionados à cultura  e lançará seu primeiro número em outubro/2011. Com periodicidade semestral, se destina a pesquisas voltadas para a cultura numa perspectiva interdisciplinar. A chamada é contínua para publicações, que começarão a ser lançadas a partir do segundo número da revista.

 

Sibila

Sibila – Revista de Poesia e Cultura preenche um espaço muito prezado na tradição política e cultural, artística e literária brasileira desde o modernismo. Fiel a essa tradição libertária, inicia com um “Desmanifesto” pela abertura, pela multiplicidade e pela elaboração de perspectivas que visam a agregar e incluir o heterogêneo na cultura multifacetada brasileira e mundial.

 

Ciência e Cultura

Seu objetivo é contribuir para o debate dos grandes temas científicos da atualidade, e atrair a atenção, principalmente das novas gerações de pesquisadores/pensadores em formação, para uma reflexão continuada e sistemática sobre tais temas. Seu espaço editorial é dividido em quatro áreas: notícias/atualidades em ciência e cultura (nacionais e internacionais), núcleo temático, críticas e artigos de autores em Tendências, A&E (Artigos & Ensaios) e Cultura

 

ArtCultura

ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte é uma publicação semestral do Instituto de História, vinculada ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. Fomenta o diálogo interdisciplinar entre História, as Artes e a Cultura em geral.

 

Cinética

Espaço virtual que se comunica diretamente com o meio cinematográfico através de entrevistas, trocas de e-mail com diretores, técnicos, produtores, e visitas a sets, ilhas de edição, salas de cinema, estúdio de cinema e onde mais se faz o audiovisual brasileiro.

 

Biblioteca Virtual de Estudos Culturais

Relação de periódicos impressos e eletrônicos que abordam diferentes aspectos da produção cultural, incluindo desde publicações de caráter crítico e teórico até aquelas de teor prioritariamente informativo.

 

Revista Eletrônica Espiral

A revista Espiral constitui-se em uma publicação periódica especializada, disponibilizada em formato eletrônico. É publicada pelo Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicações e Artes. Destina-se a servir de veículo para a difusão de novos conhecimentos e para a troca de idéias entre leigos, pesquisadores, estudiosos e profissionais que se interessem por Divulgação Científica e temas correlatos, bem como sua interrelação com outras áreas do conhecimento da Universidade de São Paulo e tem periodicidade trimestral.

 

Argumento

Trata-se de um espaço na web aberto aos mais variados tipos de manifestações textuais. É um canal sempre disponível para aquelas pessoas que querem mostrar sua produção textual.

 

Associação Brasileira de Música (ABM)

Fundada no dia 14 de julho de 1945, por Heitor Villa-Lobos, nos moldes da Academia Francesa, a Academia Brasileira de Música é instituição cultural sem fins lucrativos composta de quarenta Acadêmicos, personalidades de destaque no meio musical brasileiro nas áreas da composição musical, da interpretação e da musicologia.

 

Contracampo: Revista de Cinema

Revista de crítica de cinema e televisão.

 

Revista Z Cultural

Revista virtual para publicação do Programa Avançado de Cultura Contemporânea.