PROEXC prorroga o Edital Proexc 05/2020 no enfrentamento do novo coronavírus

Com o isolamento social desde março de 2020, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura - PROEXC tem realizado ações para se minimizar os riscos de infecção pelo novo coronavírus causador da COVID19. Uma das ações implementadas foi a publicação do edital PROEXC 05 2020 no enfrentamento do Novo Coronavírus cuja finalidade é a produção e distribuição de máscaras de proteção facial para o enfrentamento da pandemia causada pela COVID-19 nas comunidades interna e externa no âmbito da UFVJM.
Inicialmente, o edital previa 20 bolsas destinadas prioritariamente aos discentes com maior grau de vulnerabilidade de acordo com a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - PROACE/UFVJM, com duração de três meses. O edital chegaria ao fim com a produção de 18 mil máscaras que foram distribuídas aos campi JK- Diamantina, Mucuri - Teófilo Otoni, Unaí e Janaúba para atendimento de discentes, servidores, terceirizados, instituições /entidades de cunho social e ações de extensão. Destaca-se a tripla ação social do edital que permite beneficiar 1- os discentes e seus familiares ao serem contemplados com as bolsas, 2- as instituições beneficentes e 3 - as comunidades internas da UFVJM e as externas que são carentes e que receberam as máscaras para a proteção contra a COVID-19.
Com o sucesso e relevância da ação dado ao empenho de todos os envolvidos, a saber, os discentes bolsistas provenientes dos campi Janaúba, JK e Mucuri e os vários setores da UFVJM engajados na distribuição das máscaras, a PROEXC foi autorizada a prorrogar o edital por mais três meses, com a produção de mais 18 mil máscaras de proteção facial. Os discentes bolsistas enviaram uma carta (veja na íntegra) à PROEXC na qual foram descritos os motivos das solicitações dos vinte discentes pela continuidade da ação. Segundo os discentes “....mais ações ainda podem ser realizadas, levando máscaras a outras comunidades carentes e instituições onde a UFVJM se encontra e a outros setores da própria UFVJM que ainda não tiveram sua solicitação atendida pela PROEXC. E, estamos todos (os 20 alunos bolsistas do Edital PROEXC 05/2020), dispostos a continuar nessa empreitada em prol do enfrentamento do Novo Coronavírus.” A carta foi apresentada ao Conselho de Extensão e Cultura - Coexc - na sua 72ª Reunião Extraordinária em 30/09/2020, sendo a prorrogação do edital 05/2020 aprovada. Na sequência, o Pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Marcus Vinicius Carvalho Guelpeli, encaminhou a decisão do Coexc à reitoria que apoiou a PROEXC pela continuidade da ação. As ações relativas ao edital PROEXC 05/2020- no enfrentamento do novo coronavírus podem ser acompanhadas no site da Proexc http://www.ufvjm.edu.br/proexc/noticias.html e nas redes sociais da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM, no Facebook e Instagram. Assista ao vídeo produzido pelo discente bolsista do edital 05 /2020 aqui.

Leia a carta dos alunos

Siga a Proexc nas redes sociais: