A Rádio Universitária inova mais uma vez! Agora você também pode curtir a programação da 99,7 FM através do giro planetário do site Rádio Garden. Conheça essa nova forma de acesso e ouça a Rádio Universitária 99,7! É a UFVJM na frequência do saber!



Vestibular

A Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da UFVJM divulga as informações sobre a solenidade de colação de grau oficial referente ao segundo semestre letivo de 2019 para o Campus Unaí. O evento será realizado no dia 28 de fevereiro de 2020.

Confira as informações sobre a programação e a data do ensaio neste link.

Last Updated on Monday, 17 February 2020 16:19
 

No curso de Sistemas de Informação, o candidato selecionado vai trabalhar com Tópicos Especiais e, no de Educação Física, na área de Ginástica; inscrições começam hoje(17)

Começam hoje (17) as inscrições para dois processos seletivos de professores voluntários da UFVJM.

O Departamento de Computação vai selecionar um professor voluntário para atuar na disciplina Tópicos Especiais em Sistemas de Informação I, vinculada ao Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.  Os interessados têm até o dia 19 de fevereiro para fazer a inscrição, que será recebida das 14h às 17h, na secretaria do Departamento de Computação – Prédio de Sistemas de Informação, no Campus JK.

Podem inscrever-se no processo seletivo graduados no curso de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e afins.  O processo simplificado de seleção conta com (1)análise do currículo Lattes dos candidatos; (2) prova escrita, com questão ou questões dissertativas referentes à área de Desenvolvimento Web, e (3) prova didática, sobre tema referente à área de Desenvolvimento Web, sorteado com 24 horas de antecedência.

O candidato selecionado vai cumprir o horário que lhe for determinado, totalizando 10 (dez) horas semanais. Acesse aqui o edital e inscreva-se!

Já o Departamento de Educação Física está com processo aberto para a seleção de um professor voluntário para a área de Ginástica.

Podem inscrever-se graduados em Educação Física na modalidade licenciatura ou bacharelado.

As inscrições vão de 17 a 21 de fevereiro, das 14h às 16h, no Departamento de Educação Física, Campus JK.

A seleção também é composta de análise de currículo Lattes/CNPQ; prova escrita, com questão ou questões dissertativas referentes à área do conhecimento de Ginástica e prova didática, sobre tema sorteado com 24 horas de antecedência. Você pode baixar aqui o edital. Inscreva-se!

Last Updated on Monday, 17 February 2020 12:13
 

A Reitoria da UFVJM lamenta o falecimento do aluno Carlos Lima Ferreira, ocorrido hoje (14/2), e decreta luto de três dias. Carlos era aluno do curso de Ciências Agrárias do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Campus Unaí. Ele servia como voluntário e administrava uma fanpage do Campus Unaí, mantendo-a sempre atualizada. Além disso, era muito querido entre professores e alunos.

A UFVJM, com imenso pesar, manifesta suas condolências aos amigos e familiares enlutados.

Last Updated on Friday, 14 February 2020 17:29
 

Quatro cursos formam suas primeiras turmas

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri realizou, no final de janeiro e neste mês de fevereiro, mais uma série oficial de cerimônias de colação de grau de seus cursos de graduação, entregando à sociedade brasileira mais 591 profissionais de várias áreas do conhecimento. A sessão solene de colação de grau é realizada ao final de cada semestre letivo nos respectivos campi da universidade - Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí, quando familiares e amigos podem prestigiar a conquista dos novos profissionais.

As solenidades são presididas pelo reitor ou por seu representante, num momento único em que a universidade transfere para a sociedade o resultado do seu maior patrimônio, o conhecimento, transformado em qualificação profissional, razão maior de sua existência.

(foto: Túlio Botelho/Dicom-UFVJM)

 

Os novos profissionais são das áreas de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Humanas, Educação a Distância (Administração Pública, Matemática e Química), Educação Física, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia Geológica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, História, Letras (Inglês e Espanhol), Licenciatura em Educação do Campo (Ciências da Natureza e Linguagens e Códigos), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Química, Serviço Social, Sistemas de Informação, Turismo e Zootecnia.

Bárbara Giovana Mendes Nery, primeira Engenheira de Materiais                Aléxia Cruz Lopes Macedo, primeira Engenheira Geológica
(foto: Comunicação Janaúba)                                                                                                         (foto: Luan Maique/UFVJM)

 

Dos cursos de graduação que participaram das últimas cerimônias de colação de grau, quatro deles formam suas primeiras turmas: o curso de Engenharia Geológica, do Instituto de Ciência e Tecnologia, do Campus JK em Diamantina; o curso de Engenharia de Materiais, do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia do Campus Janaúba; o curso de Medicina da Faculdade de Medicina do Campus JK, em Diamantina; e no próximo dia 28, o curso de Medicina Veterinária, do Instituto de Ciências Agrárias do Campus Unaí.

A UFVJM destaca também a colação de grau do 1º estudante surdo, usuário da Língua Brasileira de Sinais (Libras), formado pela universidade. A cerimônia do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciência e Tecnologia, do Campus JK, em Diamantina, contou com interpretação simultânea feita pela tradutora da UFVJM, Laís Velano.

Marcos Becker Larivoir Esteves, primeiro estudante surdo da UFVJM (foto: Janete Cotta Koury)
Last Updated on Monday, 17 February 2020 17:14
 

Certificado de Organização Qualificada ao Sistema RNP foi concedido pela rede nesta segunda (10)

No início desta semana (10/02), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP concedeu à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri o certificado de Organização Qualificada ao Sistema RNP.

O Sistema RNP é responsável pelo desenvolvimento, oferta e uso de serviços e facilidades para atender às necessidades da pesquisa, educação e inovação. Ele explora tecnologias de informação e comunicação emergentes, disponibilizando uma ciberinfraestutura de recursos federados, seguros, de alta capacidade e desempenho, por meio de mecanismos de governança multi-institucional, estabelecidos pelo Programa RNP.

Através da Diretoria de Tecnologia da Informação, atendendo requisitos técnicos, foram implantados os seguintes serviços em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa sem custos para a universidade:

  • Upgrade do link de internet dos campi de Diamantina, Teófilo Otoni, Janaúba e Fazendas Experimentais.
  • Comunidade Acadêmica Federada - Cafe: corresponde à uma federação de gestão de identidade que tem o objetivo principal de facilitar a disponibilização e o acesso a serviços web. Nesta, os usuários acessam serviços web das mais diferentes origens usando o login e senha da sua própria instituição. Exemplo amplamente utilizado: Portal de Periódicos da Capes.
  • Conferência Web: leva para o ambiente web os recursos próprios de uma conferência que use vídeo e áudio combinados, além funcionalidades de interação instantânea e colaborativa como chat, bloco de notas, visualização compartilhada de imagens, arquivos ou mesmo da tela de um computador remoto.
  • fone@RNP: serviço que permite fazer chamadas telefônicas gratuitas e de modo simples para outras universidades e instituições de pesquisa.
  • eduroam: provê acesso à rede wi-fi em de 2.600 pontos de acesso no Brasil e outros milhares em cerca de 90 países utilizando os dados do login e senha institucional. O eduroam está em universidades, centros de pesquisa, aeroportos e até cafeterias. Será disponibilizado em breve em toda UFVJM.
  • ICPEdu: emissão de certificados digitais do tipo SSL nos servidores web da instituição.

“A reitoria parabeniza a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação pelo esforço despendido nessa importante conquista para a UFVJM”, declara professor Fernando Borges, chefe de gabinete da casa.

Last Updated on Thursday, 13 February 2020 17:26
 


Page 1 of 1008

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6024
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Avenida Um, nº 4.050
Cidade Universitária CEP 39447-790
Telefone: +55 (38) 3532-6808 e (38) 3532-6812
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Universitária, nº 1.000, B
Universitários CEP 38610-000
Telefone: +55 (38) 3677-9950