Acesse nossos serviços clicando aqui!

 

  • PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Banco de Talentos

Banner que redireciona para a página do sistema Sou.Gov, para cadastrar e atualizar seu currículo.

 

O que é a solução?

O Banco de Talentos conta hoje com três iniciativas ativas:

a) Banco de Talentos: é a plataforma onde é realizado o cadastro do currículo e sua atualização pelo servidor ou empregado público que possua as credenciais utilizadas na conta Gov.br.

b) O Painel Banco de Talentos: ferramenta voltada para a gestão de pessoas da Administração Pública Federal cujo acesso será concedido, apenas, aos servidores lotados nas áreas de Gestão de Pessoas.

c) Oportunidades: funcionalidade lançada em 15 de dezembro de 2021 para gestão de processos seletivos, reunindo em um único portal a oferta de oportunidades na APF, fazendo a ligação entre as vagas cadastradas pelos gestores e os servidores interessados.

O Banco de Talentos já conta com mais de 380 mil currículos cadastrados, e o módulo SIGEPE Oportunidades já divulgou mais de 500 oportunidades para servidores de toda a Administração Pública federal.

 

O que o(a) gestor(a) ganha com isso?

Ter acesso ao repositório do capital intelectual no Governo Federal, e com o módulo Oportunidades divulgar as oportunidades de movimentação para os servidores, ou mesmo para o provimento de cargos de livre nomeação.

 

Como faz para aderir?

Cadastro de currículo no Banco de Talentos

Para cadastrar o currículo no Banco de Talentos, primeiramente o servidor ou cidadão precisará criar sua conta gov.br - as orientações estão disponíveis no endereço https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/conta-gov-br/

Após criar a conta no gov.br, será possível cadastrar ou acessar o currículo seguindo os seguintes passos:

Acessar a versão web pelo site: https://sougov.economia.gov.br/sougov/Home

Na Home (página inicial), na sessão de Autoatendimento, clicar no ícone "Currículo e Oportunidades", e depois clicar em "Meu currículo"; Após, preencher e atualizar as informações referentes as seções: Sobre (Dados profissionais, Minicurrículo, Interesses e Dados Pessoais), Competências (Conhecimentos Técnicos, Competências Comportamentais e Soft Skills, Idiomas),

Formação (Acadêmica, Certificações e Outros Cursos), Experiências (seu histórico profissional);

É importante ressaltar que o currículo no Banco de Talentos é a apresentação do servidor para a Administração Pública Federal, seu cartão de visitas.

Um currículo bem elaborado demonstrará toda a experiência, realizações e resultados do servidor, além de registrar sua trajetória de formação.

O currículo também deve fornecer as informações necessárias para análise dos pleitos de participação ou de afastamento para ação de desenvolvimento.

Para imprimir ou visualizar a versão preenchida do currículo, clicar na seta localizada na parte superior da tela (Meu Currículo) e fazer o download do documento que poderá ser salvo e extraído em PDF.

Observação: A ferramenta pode ser acessada também pelo celular instalando o aplicativo disponível para iOS ou Android.