Declarações

Documento pelo qual a DRCA declara situações ou dados relativos à vida escolar do acadêmico.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Tipos mais comuns de Declaração:

• Declaração de Matrícula*: Declara o vínculo do acadêmico com a Universidade;
  • Declaração de Cancelamento de Matrícula: Declara a Desistência do Acadêmico e a perda do seu vínculo com a Universidade;
  • Declaração de Previsão de Formatura:  Declara o tempo previsto para a conclusão do curso;
  • Declaração de Isenção da Taxa para Expedição e Registro do Diploma: Exigida para registro e regulamentação da profissão por alguns Conselhos Regionais;
  • Declaração para Plano de Saúde: Declara o vínculo do Acadêmico com a Universidade e especifica que, de acordo com a Resolução nº 19 de 20/06/2008, a UFVJM passou a adotar o sistema de matrícula por créditos e não mais por períodos.
  • Declarações Diversas: Para outras finalidades não especificadas.

Procedimentos: (os procedimentos podem ser feitos pessoalmente na DRCA ou por procuração) ou ainda:

• Imprimir o requerimento, preencher, assinar igual à carteira de identidade e enviar anexo ao e-mail para:

- ddla@ufvjm.edu.br para os acadêmicos do campus Diamantina
- drca.jan@ufvjm.edu.br para os acadêmicos do campus Janaúba
- ddlato@ufvjm.edu.br para os acadêmicos do campus do Mucuri
- drca.unai@ufvjm.edu.br para os acadêmicos do campus Unaí

• Preencher e quitar a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 3,00. Enviá-la, juntamente com o requerimento, por e-mail ou entregar na DRCA para que possa dar andamento à solicitação;
  • Aguardar comunicado da data para a retirada da documentação (via e-mail ou telefone).

Observação: Em caso de envio pelo correio, o acadêmico deve pagar a taxa de envio de  R$ 7,00.

Formulários:

Requerimento de Declaração

Boleto bancário para pagamento de taxas

Prazos:

• *Comprovante de matrícula: 02 dias úteis
  • Certidão / Declaração: 08 dias úteis

O prazo para entrega da declaração poderá ser alterado em situações excepcionais mediante análise prévia.