Programa Residência Pedagógica

O Programa Institucional de Residência Pedagógica da UFVJM tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientadas por um docente da sua Instituição Formadora. Desta forma, com a residência o licenciando tem a oportunidade  de refletir sobre a prática, as dificuldades do ensino e as possíveis soluções para melhorias na educação, em um espaço ampliado comparado ao vivenciado nos estágios supervisionados.

O RP atualmente contempla 144 bolsistas de oito cursos de licenciaturas, distribuídos em 11 escolas-campo localizadas em Diamantina, uma em Teófilo Otoni e uma no município de Itamarandiba. Nas escolas-campo, 18 professores atuam como preceptores.

Entre os objetivos do programa, estão o incentivo à formação de docentes em nível superior para a educação básica e a promoção da adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Residência Pedagógica - 2022

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/UFVM - A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal dos Vales do JequitinhonhaeMucuri (UFVJM), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para seleção de professores da educação básica da rede pública para atuar como preceptores no ProgramaInstitucional de Residência Pedagógica.