Programa de Educação Tutorial

O PET - Programa de Educação Tutorial - é composto de grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos de graduação, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares. As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais. Atualmente, a UFVJM possui dois grupos tutoriais – um do Curso de Química e outro do Curso de Odontologia. Eventualmente abre-se edital para formação de novos grupos.

O PET foi criado pela CAPES/MEC (Coordenadoria de Apoio ao Pessoal de Ensino Superior) em 1979. O programa surgiu numa Época em que o ensino Superior Brasileiro passava por uma expansão desordenada: foram criadas muitas universidades sem um padrão de qualidade satisfatório.

O PET tem um modelo de ensino baseado no modelo inglês de estudo, da Universidade de Oxford, existente desde a Idade Média e que perdura ate hoje! O ensino tutorial é presente também em Tóquio, no Japão, na universidade de Cambridge e universidades da chamada Ivy League nos Estados Unidos (Honours Programs).

Este modelo consiste num grupo de 12 alunos, selecionados com base em testes e no currículo acadêmico, orientados por um tutor. O tutor que tem a função de estimulá-los a buscar ativamente informações e de guiá-los a uma formação global, que envolva valores éticos, científicos e humanísticos. Sob sua orientação, o grupo tem condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementam a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular, além de contribuir para a sociedade onde atua. O ensino consiste numa formação de elite que complementa a aula magna com a tutorial, na qual se realizam sessões cientificas, atividades em comunidades, pesquisas, aulas, debates, integração com outras graduações.

Os alunos devem se dedicar aos estudos e empregar 20 horas semanais em trabalhos extracurriculares, o que justifica a bolsa que acompanhará durante sua permanência do PET, ao longo de toda a graduação. Contudo, a meta e justificativa principal do grupo é amplificar conhecimentos para todos: comunidade acadêmica e comunidade em geral. O papel do PET deve ser, portanto, de trabalhar para reverter os investimentos nele feitos em benefício da instituição, fomentando mudanças e participando da implementação de projetos que dêem novos rumos ao ensino superior.

A UFVJM possui atualmente 06 grupos de Educação Tutorial junto ao MEC, quais sejam: