• PDF
  • Imprimir

Planos de ensino

É o instrumento de organização das disciplinas de graduação constantes na estrutura curricular dos cursos da UFVJM.
O Plano de Ensino deve ser elaborado em consonância com a ementa da disciplina e o perfil do profissional definido no Projeto Pedagógico do Curso.
É elaborado pelo docente responsável pela disciplina, apresentado em formulário próprio, atualmente os acadêmicos da UFVJM podem acessar os Planos de Ensino diretamente no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).

Contém as seguintes informações:

  1. Identificação da Disciplina: código, nome, número de créditos e carga horária.
  2. Pré-requisitos e Co-requisitos: código e nome das disciplinas que servem de pré-requisitos e co-requisitos.
  3. Curso: curso (s) para o (s) qual (is) a disciplina é oferecida.
  4. Professor responsável pela disciplina.
  5. Objetivo: descrição da contribuição da disciplina para a formação do discente.
  6. Ementa: descrição sumária do conteúdo a ser desenvolvido na disciplina a qual consta no Projeto Político Pedagógico do Curso.
  7. Conteúdo Programático e Avaliações: consiste da relação dos conhecimentos selecionados para serem trabalhados na disciplina. Estes conhecimentos deverão ser apresentados sob forma de tópicos com a respectiva carga horária e, na medida do possível, em itens e respectivos sub-itens, e outras sub-divisões porventura existentes, de modo que definam, necessariamente, o grau de aprofundamento levado a efeito na disciplina. O conteúdo programático da disciplina deve guardar necessariamente relação com sua ementa, pois esta representa uma visão global do programa. Devem ser incluídas nesse item as visitas técnicas, atividades de campo e as formas de avaliação da disciplina.
  8. Bibliografia: deve ser indicada a bibliografia necessária para a disciplina.  

Mais informações:

  • Taxa de emissão de planos de ensino por disciplina: $2,00