• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Cancelamento de Matrícula em Unidade Curricular

Atenção: Devido à situação de pandemia, conforme notícia publicada na página da PROGRAD, não há atendimento presencial nas Divisões da DRCA do campus JK, salvo os agendamentos para a retirada de diplomas de graduação. O atendimento telefônico também está suspenso e todas as dúvidas e questões são tratadas apenas por e-mail.


CANCELAMENTO DE MATRÍCULA EM UNIDADE CURRICULAR
- ART. 78 - Resolução nº 11 CONSEPE de 11/04/2019

  • O discente, nos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico, poderá solicitar à Prograd o cancelamento de matrícula em uma ou mais unidades curriculares, desde que o mínimo de créditos estabelecido no Regulamento dos cursos de graduação seja mantido.
  • Em caso de unidade curricular que tenha correquisito o discente deverá solicitar o cancelamento das duas unidades curriculares, caso não o faça, caberá à Prograd cancelar ambas automaticamente, mantendo-se o mínimo de oito créditos matriculados.
  • No caso de discentes matriculados em cursos ofertados em regime de alternância, será permitido o cancelamento em, no máximo, duas unidades curriculares por semestre.
  •  É vedado o cancelamento de matrícula em unidades curriculares: 

I – quando o discente cumpriu mais de 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária da unidade curricular requerida;
II – quando já se concedeu cancelamento na unidade curricular requerida;
III – quando o discente for ingressante no curso, exceto em situações especiais, quando homologado pelo Coordenador do Curso;
IV – quando o discente estiver em dilação de prazo para integralização curricular;
V – nos cursos cuja estrutura pedagógica possua unidades curriculares integradas de maneira sequencial.

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO apenas por e-mail:

•  Preencher o requerimento, imprimir, assinar conforme documento de identificação e enviar anexo por e-mail;

•  Preencher e quitar a guia de recolhimento no valor de R$3,00 para cada unidade curricular, ou seja, se o discente for cancelar mais de uma disciplina, poderá gerar uma única GRU no valor total; (clique aqui e preencha o boleto);

•  Enviar o comprovante de pagamento da taxa , juntamente com o requerimento, por e-mail, para que possa dar andamento a solicitação;

  • dmaa@ufvjm.edu.br para os acadêmicos do Campus Diamantina
  • drca.jan@ufvjm.edu.br para os acadêmicos do Campus Janaúba
  • dmaato@ufvjm.edu.br para os acadêmicos do Campus do Mucuri
  • drca.unai@ufvjm.edu.br para os acadêmicos do Campus Unai

OBS.:  Não será aceito requerimento com formatação diferente do modelo apresentado, bem como preenchido a mão.

icon Requerimento de Cancelamento de matrícula em unidade curricular


PESQUISA
*A sua colaboração com o  PET - Estratégias para Diminuir a Retenção e a Evasão e com a PROGRAD é importante. Vai auxiliar a UFVJM na qualificação do perfil e quantificação de dados de cancelamento de matrícula em unidade curricular.
Trata-se de formulário para preenchimento de dados sobre motivo cancelamento de matrícula de unidade curricular (disciplina) proposto pelo programa de educação tutorial - PET - Estratégias para Diminuir a Retenção e a Evasão. PREENCHA UMA PARA CADA DISCIPLINA A SER CANCELADA.
Acesse aqui o formulário on-line