• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Formas de ingresso

Os estudantes poderão ingressar em um dos 32 cursos de graduação da UFVJM por meio de:

Processo Seletivo de Avaliação Única

Com aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, essa modalidade oferece possibilidade de entrada no 1º e no 2º semestre de cada ano, sendo necessário para tanto a inscrição no processo seletivo para o qual o candidato pretende concorrer;

Processo Seletivo por Avaliação Seriada – SASI

Essa modalidade de vestibular seriado é realizada no final de cada um dos três anos do Ensino Médio, sendo aproveitada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM na terceira etapa, que equivale à prova do terceiro ano do Ensino Médio.

Assim, para o processo seletivo para o 2º semestre de cada ano, 100% das vagas destinadas são preenchidas de acordo com o aproveitamento do ENEM. Já para o processo seletivo para o 1º semestre do ano seguinte, 50% serão preenchidas com aproveitamento do ENEM e 50% através do SASI.

Educação a Distância - EAD

Através de edital próprio são disponibilizadas vagas nos cursos de Bacharelado em Administração Pública e Licenciaturas em Física, Química e Matemática. A UFVJM reserva 60% das vagas das Licenciaturas ofertadas via EAD para professores em exercício na Educação Básica da Rede Pública de Ensino.

Reopção de Curso

A Reopção de Curso é destinada ao estudante vinculado (matriculado ou com matrícula trancada) a curso de graduação da UFVJM que deseja mudar para outro curso da própria Instituição, sendo concedida uma única vez. Dar-se-á no limite das vagas existentes, mediante processo seletivo regido por Edital elaborado pela COPESE/UFVJM com base na Resolução CONSEPE vigente. 

Transferência

São disponibilizadas vagas para Transferência de alunos de outras Instituições de Ensino Superior para a UFVJM no limite das vagas remanescentes dos Cursos de Graduação. A seleção dos candidatos à Transferência será feita pela PROGRAD, através de edital próprio, considerando o resultado obtido pelo candidato nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (Resolução  nº.16 CONSEPE de 04 de maio de 2012).

Obtenção de Novo Título

As vagas não preenchidas pelo processo de Transferência serão disponibilizadas para o processo de Obtenção de Novo Título.  A seleção dos candidatos à Obtenção de Novo Título será feita pela PROGRAD, através de edital próprio, considerando o resultado obtido pelo candidato nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (Resolução  nº.16 CONSEPE de 04 de maio de 2012).

 

Importante: Reserva de vagas para estudantes oriundos de escolas públicas

Para os candidatos oriundos de escolas públicas a UFVJM destinará 40% do total de vagas a ser preenchido pelo processo de Avaliação Única (ENEM) e 60% das vagas a serem preenchidas pelo processo de Avaliação Seriada (SASI).

Consideram-se como estudantes de escolas públicas para fins de ingresso nos cursos de graduação da UFVJM pelo esquema de cotas,  estudantes que cursaram 50% da vidaescolar em escola pública, dos quais 100% do Ensino Médio.

 

Última atualização em Sex, 26 de Janeiro de 2018 16:39