• PDF
  • Imprimir

Formas de ingresso

Os estudantes poderão ingressar em um dos 32 cursos de graduação da UFVJM por meio de:

Processo Seletivo de Avaliação Única

Com aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, essa modalidade oferece possibilidade de entrada no 1º e no 2º semestre de cada ano, sendo necessário para tanto a inscrição no processo seletivo para o qual o candidato pretende concorrer;

Processo Seletivo por Avaliação Seriada – SASI

Essa modalidade de vestibular seriado é realizada no final de cada um dos três anos do Ensino Médio, sendo aproveitada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM na terceira etapa, que equivale à prova do terceiro ano do Ensino Médio.

Assim, para o processo seletivo para o 2º semestre de cada ano, 100% das vagas destinadas são preenchidas de acordo com o aproveitamento do ENEM. Já para o processo seletivo para o 1º semestre do ano seguinte, 50% serão preenchidas com aproveitamento do ENEM e 50% através do SASI.

Educação a Distância - EAD

Através de edital próprio são disponibilizadas vagas nos cursos de Bacharelado em Administração Pública e Licenciaturas em Física, Química e Matemática. A UFVJM reserva 60% das vagas das Licenciaturas ofertadas via EAD para professores em exercício na Educação Básica da Rede Pública de Ensino.

Transferência

São disponibilizadas vagas para Transferência de alunos de outras Instituições de Ensino Superior para a UFVJM no limite das vagas remanescentes dos Cursos de Graduação. A seleção dos candidatos à Transferência será feita pela PROGRAD, através de edital próprio, considerando o resultado obtido pelo candidato nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (Resolução  nº.16 CONSEPE de 04 de maio de 2012).

Obtenção de Novo Título

As vagas não preenchidas pelo processo de Transferência serão disponibilizadas para o processo de Obtenção de Novo Título.  A seleção dos candidatos à Obtenção de Novo Título será feita pela PROGRAD, através de edital próprio, considerando o resultado obtido pelo candidato nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (Resolução  nº.16 CONSEPE de 04 de maio de 2012).

 

Importante: Reserva de vagas para estudantes oriundos de escolas públicas

Para os candidatos oriundos de escolas públicas a UFVJM destinará 40% do total de vagas a ser preenchido pelo processo de Avaliação Única (ENEM) e 60% das vagas a serem preenchidas pelo processo de Avaliação Seriada (SASI).

Consideram-se como estudantes de escolas públicas para fins de ingresso nos cursos de graduação da UFVJM pelo esquema de cotas,  estudantes que cursaram 50% da vidaescolar em escola pública, dos quais 100% do Ensino Médio.