• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Diploma de Graduação


Resolução nº 11 CONSEPE de 11 de abril de 2019. 

Art. 132. Após a colação de grau, o diploma correspondente será expedido e registrado pela Divisão de Expedição e Registro de Diploma (Derd) da Prograd, no prazo máximo de até quatro (04) meses a contar da data da colação de grau.

§1º Poderá ser concedida antecipação da expedição e registro do diploma, quando requerida pelo graduado e mediante comprovação de nomeação em concurso público, ou aprovação em processo seletivo para pós-graduação stricto sensu, em que seja exigida a apresentação do diploma para efeito de posse e ingresso, respectivamente, sendo o prazo para expedição de 30 (trinta) dias a contar do requerimento.

Devido ao processo de implementação do Diploma Digital na UFVJM e tendo em vista o disposto no Art. 20 da Portaria 1.095, de 25 de outubro de 2018, o prazo para expedição e registro dos diplomas dos graduados que colaram grau no 2º semestre de 2021e 1º semestre de 2022 foi prorrogado por mais 120 (cento e vinte) dias, conforme Resoluções abaixo:

Resolução nº 34/2021-Consepe/UFVJM

icon Despacho complementar à Resolução nº 34/2021

Resolução nº 11/2022-Consepe/UFVJM

Expedição da 1ª via do diploma:

  • A 1ª via do diploma será expedida no prazo máximo de até quatro (04) meses a contar da data da colação de grau, não sendo necessário o preenchimento de requerimento pelo graduado.

 

  • Comunicamos que a expedição do diploma em pergaminho foi suspensa a partir do dia 16 de novembro de 2021.

Antecipação do processo de expedição da 1ª via:

  • O prazo para expedição do diploma poderá ser reduzido a 30 (trinta) dias, quando o graduado comprovar nomeação em concurso público ou aprovação em processo seletivo para pós-graduação stricto sensu, em que seja exigido o diploma, para efeito de posse e ingresso, respectivamente.

  • O graduado deverá preencher o requerimento de antecipação, constando a justificativa para a solicitação e enviá-lo por e-mail, com o documento comprobatório da justificativa.

Requerimento de antecipação

Expedição da 2ª via do diploma:

  • A 2ª via do diploma poderá ser solicitada por motivo de alteração de nome, danificação ou extravio da 1ª via. O graduado deverá preencher o requerimento próprio, constando o motivo da solicitação e enviá-lo por e-mail, juntamente com o comprovante de pagamento da taxa no valor de R$66,40.

  • Enviar cópia dos documentos pessoais (Certidão de Nascimento ou Casamento, Documento de Identificação e CPF).

  • No caso de alteração de nome ou danificação, a 1ª via deverá ser devolvida no ato da retirada da 2ª via do diploma.

  • O prazo para emissão da 2ª via do diploma é de até 30 (trinta) dias, a contar do recebimento do requerimento e de todos os documentos necessários para abertura do processo.

icon Requerimento de 2ª via do diploma

Guia de Recolhimento da União (GRU)

Observações:

O requerimento e os documentos para solicitação de antecipação do processo e 2ª via do Diploma, poderão ser enviados por e-mail ou protocolados no setor de atendimento da DRCA ou setor correspondente no campus de oferta do curso:

Diamantina - derd@ufvjm.edu.br

Teófilo Otoni - ddlato@ufvjm.edu.br

Janaúba - drca.jan@ufvjm.edu.br

Unaí - drca.unai@ufvjm.edu.br

O graduado poderá acompanhar o processo para expedição e registro do diploma através do sistema de gestão acadêmica (e-Campus). Após a atualização do status do processo para “Diploma pronto para ser entregue”, o diploma poderá ser retirado pelo graduado mediante apresentação do documento de identificação com foto ou por seu procurador devidamente constituído através de procuração. No caso de retirada pelo procurador, este deverá apresentar um documento de identificação com foto e entregar a procuração original com firma reconhecida em cartório.

Modelo de procuração 

O diploma deverá ser retirado no setor de atendimento da DRCA ou setor correspondente no campus de oferta do curso, conforme horário de atendimento.

Expedientes:

  • Campus JK - Diamantina

Divisão de Expedição e Registro de Diploma - DERD
Horário de Atendimento:
Segunda a sexta-feira
10h às 12h e 14h às 17h

Rodovia MGT 367 - Km 583, n. 5000 - Alto da Jacuba
Diamantina - Minas Gerais - CEP: 39.100-000
Telefone: (38) 3532-1200 ramal: 8191 e 8192

  • Campus do Janaúba

Divisão de Registro e Controle Acadêmico - DRCA-Janaúba
Horário de Atendimento
7h30 às 12h e 13h30 às 17h

Predio CAIC Av. Manoel Bandeiras, 460 Bairro Veredas
CEP: 39440-000 Janaúba MG Brasil
Celular Institucional: (38) 8825-6098

  • Campus do Mucuri - Teófilo Otoni

Divisão de Documentos e Lançamentos Acadêmicos - DDLA-TO
Segunda a sexta-feira
07h às 12h e 13h às 21h

Rua do Cruzeiro nº 01, Bairro Jardim São Paulo
Teófilo Otoni - Minas Gerais CEP: 39.803-371
Telefone: (33) 3522-6037

  • Campus de Unaí

Divisão de Registro e Controle Acadêmico - DRCA-Unaí
Horário de Atendimento na Sala 27
07h às 12h e 13h às 17h

Av. Universitária, nº 1000, Bairro Universitários
Unaí/MG (BR 251 Sentido Unaí - Paracatu)
CEP: 38610-000.
Telefone: (38) 3532 6822 - Ramal 9952