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Forped

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Histórico

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, em consonância com a sua missão e política institucionais e visando o desenvolvimento profissional dos docentes, instituiu o Programa de Formação Pedagógica Continuada para a Docência – Forped, por meio da Resolução Consepe nº 34/2009. O Programa tem como objetivo promover o aprimoramento pedagógico permanente do corpo docente, mediante: (i) o estímulo à reflexão sobre a prática pedagógica no Ensino Superior a partir da estruturação didática do processo de ensino e dos elementos que a constituem; (ii) a avaliação crítica da retenção e da evasão dos estudantes; (iii) a apropriação de novas concepções e metodologias de ensino-aprendizagem e processos avaliativos; o estímulo à inovação didática e curricular, à troca de experiências bem sucedidas e à produção de material didático-pedagógico; (iv) o estímulo à capacitação para uso de tecnologia da informação no processo de ensino-aprendizagem e (v) a promoção de ações que visem o exercício da interdisciplinaridade.

Para dar início às atividades do Forpede, a Pró-Reitoria de Graduação promoveu em setembro de 2010, o “I Seminário de Formação Pedagógica Docente”, propiciando aos docentes momentos de reflexão e discussão sobre a sua prática educativa, a partir da abordagem de temáticas tais como, “Profissão docente: ensinar e aprender”; “A missão da Universidade no séc. XXI e os desafios da docência no Ensino Superior; “O ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação” e Questões contemporâneas sobre currículo e ensino universitário”.

Todavia, percebeu-se que, a consolidação de um programa de formação profissional somente se concretizará se houver a participação e o envolvimento dos docentes na sua construção. Assim, entende-se que um programa de formação consistente, com ações sistematizadas, requer empreender esforços no sentido da sua construção coletiva, cuja sustentabilidade se ancore na política Institucional, mas, sobretudo, nasça das bases e expresse as reais necessidades dos docentes e cursos de graduação.
Nesse sentido, a Prograd instituiu uma comissão de trabalho com o objetivo de contribuir para a elaboração do programa de formação pedagógica continuada docente, que após discussão em diversas reuniões, decidiu realizar Fóruns nas Unidades Acadêmicas para a construção do referido programa.