• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Programa de Mobilidade Acadêmica - PMA (Nacional)

Índice do Artigo
Programa de Mobilidade Acadêmica - PMA (Nacional)
Condições para participação
Documentos
Para os discentes da UFVJM
Para discentes de outras Instituições
Endereços e Informações
Todas as Páginas

 

O Programa de Mobilidade Acadêmica Andifes possibilita:

Aos discentes da UFVJM cursarem disciplinas em outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) conveniadas, sem perder o vínculo;
Aos discentes de outras IFES, cursarem disciplinas na UFVJM em Mobilidade Acadêmica


Condições para participação

  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação de uma das IFES conveniadas (lista de instituições conveniadas);
  • Ter integralizado o mínimo de 20% (vinte por cento) da carga horária do curso de origem;
  • Ter o máximo de duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o período da mobilidade.

Legislação


Para os discentes da UFVJM

PRAZOS: Verificar no portal e no Calendário Acadêmico da Instituição de destino, os prazos estabelecidos.

O discente da UFVJM, após observar os prazos da outra IFES, poderá entregar o requerimento com base nos prazos da Instituição de destino, observando os limites de 31 de maio para ingresso no 2º semestre e de 31 de outubro para ingresso no 1º semestre do ano subsequente. O que for feito fora do prazo será considerado para indeferimento.

O discente da UFVJM deve verificar na Instituição de destino, a existência de vaga e a possibilidade de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s).

O discente da UFVJM deve solicitar na Instituição de destino os programas e ementas oficiais dessas disciplinas para análise prévia do Colegiado do curso da UFVJM.

Assim sendo, os documentos que o discente da UFVJM deve entregar na DAA do campus ao qual esta vinculado são:

  1. Requerimento em formulário próprio (clique para acessar) 
  2. Planos de Ensino das disciplinas da Universidade receptora que o acadêmico da UFVJM pretende cursar;
  3. Histórico escolar original da UFVJM atualizado, emitido pela DRCA;
  4. Cópia dos documentos pessoais: CPF, Identidade e Título Eleitoral.
  • Ao final do vínculo temporário, o discente deverá apresentar o Histórico Escolar do período de permanência na Instituição receptora para renovar a sua matrícula na UFVJM.


Observação: A entrega correta e completa dos documentos descritos, é de única e total responsabilidade do discente solicitante. A entrega em prazo diferente ao estabelecido, bem como a ausência de qualquer documento no momento da entrega, pode implicar no atraso ou até mesmo no impedimento da participação do estudante no Programa de Mobilidade Acadêmica. 
Quanto ao envio de documentos por Correios, o discente deve se programar para que os documentos cheguem à DAA/Prograd dentro do prazo estabelecido. A UFVJM, não se responsabiliza por documentos postados e extraviados ou recebidos fora  atraso estabelecido, qualquer que seja o motivo e não aceitará documento via e-mail.


Para os discentes de outras IFES

PRAZOS: Verificar no portal e no Calendário Acadêmico da UFVJM, o período que a DAA vai receber a documentação de estudantes de outras IFES para Mobilidade Acadêmica/Andifes.
Esses prazos são os definidos no Convênio, ou seja, as IFES de origem devem encaminhar via Correios ou para o e-mail da DAA do campus no qual funciona o curso pretendido (listados abaixo), os documentos para a análise do Colegiado do curso na UFVJM entre 01 e 31 de maio para ingresso no 2º semestre e entre 01 e 31 de outubro para ingresso no 1º semestre do ano subsequente.
Documentos postados ou enviados por e-mail fora do prazo serão considerados para indeferimento.


Endereços e Informações:

Cursos do campi de Diamantina
Divisão de Assuntos Acadêmicos – DAA/Prograd
UFVJM - Campus JK - Prédio da Reitoria: Rodovia MGT 367 -Km 583; nº 5000; Alto da Jacuba; CEP: 39100-000; Diamantina-MG.
Telefone: (38) 3532-1200 - Ramal: 8201
Email: daa@ufvjm.edu.br

Cursos do campus do Mucuri

Divisão de Assuntos Acadêmicos – DAA/Prograd
UFVJM - Campus Avançado do Mucuri: Rua do Cruzeiro; nº 01; Bairro Jardim São Paulo; CEP: 39.803-371; Teófilo Otoni-MG.
 Telefone: (33) 3529-2704 
Email: daato@ufvjm.edu.br

Cursos do campus de Janaúba
Divisão de Assuntos Acadêmicos – DAA/Prograd
UFVJM - Campus JK - Prédio da Reitoria: Rodovia MGT 367 -Km 583; nº 5000; Alto da Jacuba; CEP: 39100-000; Diamantina-MG.
Telefone: (38) 3532-6808 - Ramal: 3105
Email: daa@ufvjm.edu.br

Cursos do campus de Unaí
Divisão de Assuntos Acadêmicos – DAA/Prograd
UFVJM - Campus JK - Prédio da Reitoria: Rodovia MGT 367 -Km 583; nº 5000; Alto da Jacuba; CEP: 39100-000; Diamantina-MG.
Telefone: (38) 3677- 9950
Email: daa@ufvjm.edu.br

  

Coordenadora local do PMA da UFVJM

Prof. Ronaldo Luís Thomasini

(38) 3532-6062 / 6854
Email: den@ufvjm.edu.br